Madeira

Projecto INCAMP apresenta soluções 'verdes' para as marinas do futuro

None
Foto Aspress

Teve lugar,  nesta manhã de 29 de Abril, a sessão de apresentação dos resultados do 'Projecto INCAMP - Programa Internacional de Mestrado na Gestão Neutra de Carbono nas Marinas Desportivas a de Lazer.

Este projecto - financiado pelo Erasmus + - tem como objectivo a criação de conteúdo de mestrado, promovendo e antecipando as necessidades futuras de competências na área ambiental e carbono zero.

O INCAMP teve um financiamento total de 374.659 euros, divididos por nove parceiros, de cinco países, entre os quais o Instituto Profissional de Transportes e Logística da Madeira – IPTL Portugal, a Marina do Funchal e a ACIF-CCIM.

A apresentação decorreu, em formato Webinar, contando para o efeito com 33 participantes.

O programa de mestrado apresentado é constituído por 11 módulos que pretendem fornecer conhecimentos específicos, aos gestores / trabalhadores de Marinas na área ambiental.

Os módulos apresentados hoje foram os criados pelos parceiros da Madeira:  o módulo 4 - 'Legislação e Regulamentos Internacionais sobre Gestão de Marinas Desportivas, Lazer e Náutica de Recreio', pelo IPTL;  e  o módulo 6 - 'Gestão de Marinas Desportivas de Lazer e Logística, pela Marina do Funchal'.

A responsabilidade da ACIF-CCIM foi a da disseminação dos resultados e o contacto com os 'stakeholders' locais.

Este projecto teve o seu início em Novembro de 2018 e terminará em Maio de 2021, completando a duração de 34 meses.