Logótipo - Madeira

Tantos euros para tão pouca imagem.

Eu e muitos Madeirenses ”gostamos” de saber para onde vai os nossos impostos, fico um pouco triste e com um desconforto vendo estes milhões de euros serem distribuídos desta maneira.

Mas...

Meus caros, como um amigo disse e bem, 500 mil, 1 milhão ou 100€ euros não significa que o produto seja caro ou barato. Significa que o que foi pedido inclui logótipo, peças de merchandising, manual de normas gráficas, anúncios de rádio, TV, imprensa, cartazes, internet, etc. Um logotipo só por si não custa isso. Nunca, nem das marcas mais conhecidas mundialmente. No máximo 250.000€ mas aí estamos a falar de lendas do design gráfico.

Todos nós sabemos e isso ninguém consegue esconder o quanto o Turismo da Madeira gasta milhões por ano em publicidade e isso pode ou não incluir a criação deste logotipo. Quem vem para a praça pública se queixar que é caro, não tem noção de como as coisas funcionam na realidade (apesar de achar que este logotipo foi demasiado caro perante o que vemos). Nem sabem quanto custa meter um anúncio num jornal quanto menos 1 segundo em TV.. A minha crítica e de muitos Madeirenses é a forma como gastam o “nosso” dinheiro.

Vejo um logótipo com alguns erros graves, pouco profissional, excesso de cores, tipografia ilegível..

Porque é que as letras são todas minúsculas e o R é maiúsculo??

Não sou contra a promoção turística da nossa ilha, porque sabemos bem da importância do turismo na nossa região.

Como o nosso antigo presidente doutor Alberto João diz e com alguma razão, “ Uma MARCA de sucesso como MADEIRA não anda a ser mudada. O novo logotipo combina o snobismo pequeno-burguês com a vulgaridade imitada. Mais tontice desta ansiedade patológica em querer mudar tudo!"

Concordo que tenhamos que dar publicidade a nossa Ilha mas por favor quando colocam este tipo de coisas que avisem ao POVO com antecedência, já imaginaram se pedissem opinião ao povo quantos euros o governo poupava??? A solução podia muito bem partir de um concurso de ideias aberto as empresas que pretendiam participar e selecionar a melhor ;)

Os tempos de hoje em dia não deixa margem para estes desperdícios.

Jardel Henriques