Mundo

Portugal actualiza lista de residentes em Moçambique e organiza presença consular

None

O Consulado-Geral de Portugal em Maputo vai realizar uma presença consular para emissão de documentos em Pemba e atualizar a lista de portugueses residentes em Cabo Delgado, atualmente a rondar 250, anunciou hoje.

As medidas foram anunciadas por Maria Morais e Silva, cônsul-geral, em conferência de imprensa, no decorrer de uma missão extraordinária de apoio consular à capital provincial de Cabo Delgado, após o ataque armado de quarta-feira, dia 24, a Palma.

O ataque provocou um número ainda indeterminado de mortos, entre moçambicanos e estrangeiros, e já acrescentou mais de 8.000 deslocados à lista de 700.000 após três anos e meio de conflito.

A presença consular portuguesa vai decorrer durante o mês de abril com a deslocação a Pemba de uma equipa com meios técnicos para tratar da emissão de documentos.

Maria Morais e Silva referiu que não há nenhum português "em situação de perigo, insegurança ou privação" entre os que residem em Cabo Delgado, todos fora dos distritos afetados pela violência.

Apesar da "apreensão" face à continuação de ataques armados, as pessoas da comunidade contactadas pelo consulado deram sinal de que "vão continuar" a residir na província, concluiu Maria Morais e Silva