País

Mais de 458 mil declarações de IRS submetidas no primeiro dia de entrega

None

Mais de 458 mil contribuintes submeteram hoje as declarações de IRS, segundo o Ministério das Finanças, que refere que desde as 11:00 o Portal das Finanças está a funcionar sem problemas.

"Até às 19:35 já tinham sido entregues 458.420 declarações de IRS", naquele que é o primeiro dia de entrega da declaração deste imposto, avançou o Ministério das Finanças, acrescentando que "desde as 11:00 que não se registam quaisquer problemas no Portal das Finanças".

Oficialmente, o prazo de entrega começou hoje, mas desde o último dia de março foi possível fazer simulações no portal e até submeter a declaração, razão pela qual, até às 24:00 de quarta-feira, o Portal das Finanças registou a entrega de 198.399 declarações de Imposto sobre as Pessoas Singulares (IRS).

Esta manhã foram denunciados nas redes sociais constrangimentos no acesso ao portal.

Na altura, em resposta à Lusa, o Ministério das Finanças disse que "é natural, e comum todos os anos, que nas primeiras horas exista uma sobrecarga de acessos ao sistema, e que, por outro lado, sejam necessárias correções ao sistema em face das alterações introduzidas este ano".

"É por isso que apelamos a que não haja uma 'corrida' nas primeiras horas", sublinhou então o gabinete de João Leão.

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, em declarações à Antena 1, afirmou hoje que, este ano, é "expectável" que os reembolsos cheguem mais cedo aos bolsos dos contribuintes, mas apelou para que os contribuintes não se apressem na entrega.

A entrega da declaração anual do IRS relativa aos rendimentos auferidos em 2020 arrancou hoje, prolongando-se até 30 de junho, com quase de dois terços dos contribuintes a poderem, se assim o quiserem, beneficiar do IRS automático.

Tal como sucede desde 2018, a entrega da declaração do IRS tem de ser feita exclusivamente por via eletrónica, o que implica que os contribuintes estejam na posse de uma senha válida de acesso ao Portal das Finanças.

Com o alargamento do IRS automático a novas tipologias de rendimentos, o universo potencial de agregados familiares que pode este ano beneficiar deste automatismo ascende a 3,5 milhões, de acordo com o número indicado pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, à Lusa, o que equivale a quase dois terços dos que no ano passado entregaram declaração de IRS.

No ano passado, foram entregues cerca de 5,6 milhões de declarações de IRS, 523 mil das quais logo no primeiro dia.