Madeira

"Há mais de 87 mil pessoas sem acesso a cuidados de saúde familiar na Madeira e no Porto Santo"

PS diz que Governo Regional falhou no objectivo de cobertura de médico de família à Região

None

O Partido Socialista-Madeira (PS-M), pela voz da deputada Sofia Canha, acusou, hoje, o Governo Regional de ter falhado o objectivo de cobertura de médico de família à população da Região.

Em conferência de imprensa, realizada por via electrónica, a parlamentar lembrou que o executivo madeirense tinha estipulado que a Região teria uma taxa de cobertura de médicos de família de 80% em 2019, mas constatou que “os números não traduzem essa promessa”.

Isto porque, segundo o PS, "há mais de 30% da população da Região Autónoma sem médico e enfermeiro de saúde familiar".

“Há mais de 87.000 pessoas sem acesso a cuidados de saúde familiar na Madeira e no Porto Santo”.

Sofia Canha recordou que a Madeira, Lisboa e o Algarve eram, em 2017, as regiões do país com maior carência de médicos de família, tendo Portugal continental passado de uma taxa de 12,9% de cidadãos sem médico de família, em 2013, para 6,8% em 2018.

Tal como afirmou, apesar de a média nacional de cobertura ter vindo a melhorar, incluindo na Madeira, “é preciso assegurar que todos os cidadãos têm acesso a cuidados de saúde”. No entanto, sustentou que a Madeira se destaca pela negativa.

Sofia Canha entende que é necessária "uma melhor racionalização de recursos", já que os recursos humanos em Saúde, sobretudo médicos e enfermeiros de saúde familiar, “não abundam na medida das necessidades ideais”.