Coronavírus Madeira

Pessoas continuam a socializar em "bairros e veredas" e há "habitações sobrelotadas"

Maurício Melim admite que há uma certa "dificuldade em confinar as pessoas em alguns espaços", porque existem "habitações sobrelotadas"

None

Como forma de justificar as 94 cadeias de transmissão identificadas na Madeira, Maurício Melim diz que as pessoas "não estão a cumprir" e apontou duas razões para esta problemática.

O delegado de saúde do Funchal e também coordenador da Unidade de Emergência Sanitária da Direcção Regional de Saúde lamentou que as pessoas ainda não tenham interiorizado "o que é preciso fazer" e que continuem "a estar com os vizinhos" junto às próprias habitações.

Maurício Melim defende prolongamento das restrições após 21 de Fevereiro

Maurício Melim defendeu há instantes que a Madeira deve prolongar as restrições para além do dia 21 de Fevereiro, evitando assim um hipotético relaxamento da população.

"Nós vemos, no Funchal, quando entramos em determinados bairros, e particularmente em veredas, temos na mesma vereda várias pessoas vizinhas que se vão contagiando e que vão continuando a se reunir e a socializar", acusou.

Outro aspecto passa pela dificuldade em confinar as pessoas em alguns espaços, porque a Madeira tem "habitações sobrelotadas". Aquilo que acontece "é que a pandemia tem trazido ao de cima uma série de situações que não estavam totalmente resolvidas e que a pandemia só veio tornar ainda mais difícil".

Procura por testes rápidos no privado com "aumento muito significativo"

Testes de antigénio têm levado depois a uma investigação mais profunda, realça Maurício Melim

"A questão da educação, cumprimento e literacia em saúde", incluindo ainda o facto destas medidas colocarem em causa aquilo que as pessoas entendem ser restrições à sua liberdade são verdadeiros obstáculos que se colocam ao trabalho das autoridades de saúde. “O recolher cria, em termos de aspecto psicológico e do relacionamento interpessoal, muitas tensões e problemas”, acrescentou Maurício Melim em conferência de imprensa.

Delegado de saúde do Funchal defende novo modelo para as escolas na Madeira

Uma semana de aulas presenciais e 15 dias em casa. Este é um modelo que Maurício Melim gostaria de ver aplicado na Região

Recorde-se que, nesta conferência de imprensa da Direcção Regional de Saúde (DRS) ficou-se a saber que a Madeira já administrou 14.124 vacinas desde o dia 31 de Dezembro, altura em que o Sistema Regional de Saúde iniciou a campanha de vacinação contra a Covid-19.

O director regional de saúde, Herberto Jesus, avançou com os números e especificou que 9.603 pessoas já levaram a vacina referente à primeira dose e 4.521 a segunda dose.

Fechar Menu