Madeira

JSD afirma que “Santa Cruz continua sem política para a Juventude”

Ricardo Freitas, presidente da JSD-Santa Cruz, usou da palavra na Assembleia Municipal

None

O presidente da JSD-Santa Cruz afirmou, hoje, que "sendo o município de Santa Cruz um dos municípios mais jovens do país, seria de esperar que a estratégia do executivo liderado pela JPP tivesse em consideração uma estratégia para as políticas de juventude, algo que não se verifica". 

O eleito pela coligação 'Cumprir Santa Cruz' considera que este município, pela importância que tem, devia procurar outras medidas para a fixação dos mais jovens “nomeadamente em áreas como o emprego e a habitação”, situação que diz ser contrária àquilo que se verifica actualmente.

“Num município como Santa Cruz é impensável que a única medida que se constitua como apoio directo aos jovens residentes no nosso município seja a atribuição de bolsas de estudo”, lamenta o social-democrata. Reconhecendo a importância da referida medida no quotidiano das famílias santa-cruzenses, o social-democrata refere que “não há um pensamento estrutural para o futuro do concelho” classificando a política da JPP como “assistencialista” não preparando nem os jovens, nem o município para as próximas décadas.

"Sabendo que Portugal é o país da Europa em que os jovens mais tarde se emancipam, seria de esperar que um dos municípios mais jovens do país estivesse preocupado em que os jovens realizassem os seus projectos de vida", disse na sua intervenção, de acordo com nota do partido.

Ricardo Freitas deixou duas medidas que, acredita, deveriam ser colocadas em prática. Em primeiro lugar, fala na possibilidade de redução de taxas camarárias nos licenciamentos relativos à construção da primeira habitação para todos os jovens que se queiram fixar em Santa Cruz. Além disso, pretende promover um programa de formação em contexto real de trabalho, por forma, a aproximar os jovens santa-cruzenses do tecido empresarial do Município

De acordo com a mesma nota, "as duas questões não mereceram qualquer comentário directo por parte do executivo liderado por Filipe Sousa, situação que Ricardo Freitas considerou lamentável uma vez que «Santa Cruz não só é dos municípios mais jovens do país, como também, foi aquele que, a par do Porto Moniz, apresentou a mais alta taxa de desemprego jovem municipal na Região»".

O Presidente da JSD Santa Cruz apresentou recentemente um voto de louvor a Leonardo Jardim e Diogo Dias por “mais um sucesso alcançado, agora com a conquista da Liga dos Campeões Asiática”, alertou, nessa ocasião, para a necessidade de reforçar as bolsas de estudo e de criar “mecanismos que permitam o seu pagamento a tempo e horas, ou seja, quando as pessoas efetivamente precisam e não tanto tempo depois da despesa”, dado que em muitas situações a bolsa de estudo só é paga no final do 1.º semestre do ano lectivo em causa, tendo os jovens e as famílias santa-cruzenses que adiantar os valores em causa durante mais de metade do ano.

"Ao final de 8 anos continuamos sem políticas de Juventude em Santa Cruz. Se dúvidas houvesse, esta é a prova cabal que a JPP está mais preocupada com a próxima eleição do que com a próxima geração, prejudicando assim todos os jovens santa-cruzenses", terminou