Madeira

Ricardo Nascimento foi o último entrevistado de iniciativa da JSD Ribeira Brava

None

O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava, Ricardo Nascimento, foi o último convidado da iniciativa da JSD Ribeira Brava, intitulada 'Bastidores do Visconde'. A iniciativa, desenvolvida pela estrutura local da JSD ao longo do último trimestre do ano, com arranque após as autárquicas, teve como intuito aproximar a JSD de algumas figuras de reconhecido mérito no concelho.

Nesta entrevista, moderada por David Pestana, Ricardo Nascimento abordou vários temas sobre a sua participação cívica e política ao longo da vida, o gosto pelas ciências exactas e como o facto de ter acesso ao ensino em casa, pela vocação de familiares, o permitiu ter um bom desempenho no primeiro ciclo. Referiu ainda a importância de uma boa formação base, num mundo cheio de desafios e competitividade onde o mais importante é estar preparado e ter capacidade de adaptação aos diferentes desafios, num mundo cada vez mais globalizado. Sobre os períodos de docência e de responsabilidades no meio escolar, enquanto director da Escola do Campanário, revelou que foi nesse contexto que aprendeu uma das lições mais importantes para a vida política: “o importante é termos sempre gente disponível para trabalhar em prol de um objectivo comum, isso sim é que é trabalho em equipa.”

No que concerne à atividade política e à sua participação na vida pública, Nascimento lembrou o começo do seu percurso na vida política que se iniciou na JSD. Tendo como motivação a necessidade de “ajudar quem o ajudou” referiu que a sua dedicação à política se deveu ao “inconformismo próprio da juventude, ao sangue da guelra de quem nunca tem frio”, alicerçado numa enorme vontade de alterar o rumo das coisas e proporcionar as gerações seguintes aquilo a que a sua geração não teve acesso. Neste tópico o autarca, apoiado pelo PSD nas últimas eleições autárquicas, revelou que uma das suas maiores preocupações era o facto de muitos jovens, à altura, não poderem frequentar o ensino superior fora da Madeira sendo assim prejudicados nos seus projectos de vida.

Sobre os desafios enquanto autarca, Nascimento revelou que o exercício do mandato autárquico é exigente, assumindo que para encarar o mandato autárquico é preciso um enorme espírito de missão, resiliência e a capacidade de gerir perspectivas diferentes entre as várias pessoas que compõem a resposta municipal.

Desde a cultura ao desporto, passando pela política e o social, as diversas entrevistas realizadas permitiam aos jovens ribeira-bravenses um conhecimento mais profundo sobre as raízes e a realidade do concelho, dando ainda a conhecer aquela que é a realidade de cada uma das áreas. Esta é, pelo menos, a convicção de Ilton Fernandes, presidente da JSD/Ribeira Brava e um dos dinamizadores do projecto..

Esta iniciativa da JSD Ribeira Brava vai para o ar às 16h00 de hoje nas redes sociais da JSD Ribeira Brava, sendo que poderá ser revisto no canal da JSD/Madeira no Youtube, terminando assim o primeiro bloco de entrevista a personalidades do concelho dos viscondes.