Coronavírus Madeira

"Não vamos manter as pessoas em isolamento profiláctico sem necessidade"

A Região Autónoma da Madeira reduziu o período de isolamento dos infectados assintomáticos para cinco dias

Miguel Albuquerque lembra que "quem não está vacinado corre um risco de vida"
Miguel Albuquerque lembra que "quem não está vacinado corre um risco de vida", Foto Rui Silva ASPRESS

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, defendeu esta quarta-feira, 29 de Dezembro, que "não faz nenhum sentido isolar as pessoas ou paralisar as actividades sociais e económicas" quando a Região conta com 86% da população vacinada contra a covid-19 e a variante Ómicron, considerada dominante, não apresenta consequência graves. 

Nesse sentido e à semelhança de outros países como Estados Unidos, Reino Unido e Espanha, a Região Autónoma da Madeira encurtou o período de isolamento dos infectados com covid-19 assintomáticos para cinco dias. 

Madeira adopta isolamento de 5 dias para casos Covid sem sintomas

Já é oficial. A Madeira (Autoridade Regional de Saúde) acaba de emitir uma circular normativa que implementa o isolamento de cinco dias para as pessoas que testarem positivo para a Covid-19 e que não apresentem sintomas ou, durante esse período, os deixem de ter.

Esta variante [Ómicron] apesar de ter índices de transmissibilidade maior, as consequências, sobretudo para os vacinados, são residuais em termos de saúde publica, tanto mais que neste momento não temos nenhum internado nos cuidados continuados ou nos cuidados intensivos. Muitas das pessoas vacinadas que testam positivo estão assintomáticas, não vamos manter as pessoas em isolamento profiláctico sem necessidade. Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional 

O chefe do executivo madeirense destaca que, neste momento, 86% da população já está protegida com pelo menos uma dose da vacina contra o vírus, sendo que "os sintomas não são tão catastróficos do ponto de vista da saúde pública", disse.