Madeira

Orçamento municipal de Câmara de Lobos para 2022 aprovado

O documento foi aprovado com os votos favoráveis dos vereadores do PSD e o voto contra do vereador do PS.

None

Foi aprovado esta quinta-feira, 2 de Dezembro, em reunião de Câmara, o orçamento municipal de Câmara de Lobos para 2022.

No valor de cerca de 24 milhões de euros, o orçamento municipal de Câmara de Lobos para 2022 foi aprovado por maioria com seis votos a favor dos vereadores do PSD e um voto contra, do vereador do PS.

Para o presidente da Câmara Municipal, Pedro Coelho, o orçamento está alinhado "com a visão de progresso pretendida para o concelho, assente numa política de proximidade como é apanágio, desde o início, da governação autárquica em Câmara de Lobos. No entanto há que ressalvar que o mesmo está condicionado pelo chumbo do Orçamento de Estado, que limitará as transferências para as autárquicas a duodécimos até pelo menos Junho de 2022”. 

Na sua globalidade, o orçamento para 2022, mantém aproximadamente o mesmo valor do orçamento inicial de 2021, cifrando-se em cerca 24 milhões de euros. As despesas de capital (investimento) representam, para 2022, 52,%, enquanto as despesas correntes se quedam pelos 48%, "o que demonstra bem a importância que o executivo municipal imprime ao investimento no concelho".

O orçamento segue a linha de orçamentos anteriores, com uma forte aposta no desenvolvimento social, através das acções desenvolvidas nessa área, nomeadamente no apoio e actividades desenvolvidas pelas instituições do concelho, apoio à população idosa, apoios na área da educação que beneficiam directamente os jovens e as suas famílias e apoios aos estratos sociais desfavorecidos através da realização de obras em habitações degradadas. A nível do apoio directo às famílias o programa Municipal de Bolsas de Estudo do Ensino Superior, prevê ultrapassar, no ano escolar de 2021-2022, 700 estudantes. Um investimento que sobe dos 430 mil euros do ano transacto para 450 mil euros, derramados directamente sobre as famílias.

Quanto ao investimento público previsto no orçamento, este é tido como um factor gerador de riqueza e emprego, sendo um dos instrumentos mais importantes de uma política virada para o desenvolvimento sustentado e equilibrado do concelho, através do investimento em obras estruturantes.

Este é, nas palavras de Pedro Coelho, “um orçamento de consolidação, amigo das famílias e dos investidores, que prima pela ambição e capacidade de construir mais Câmara de Lobos, através de uma gestão equilibrada e equitativa do território, com enfâse na justiça social. Um orçamento possível pela maximização do acesso aos fundos comunitários disponíveis, sendo a autarquia de Câmara de Lobos, o município da Região com maior taxa de aproveitamento destes fundos".

O Município de Câmara de Lobos, continuará a ser uma instituição catalisadora do desenvolvimento, liderando com visão e determinação, os processos de transformação social, cultural e económica concelhia. O investimento municipal plasmado neste orçamento decorre de uma programação criteriosa, que procura potenciar o crescimento, através da maximização dos recursos e fontes de financiamento disponíveis.

O orçamento hoje aprovado, segue para Assembleia Municipal para ratificação,