Madeira

Rui Rio coloca Miguel Albuquerque na lista da Mesa do Congresso

Hernâni Gomes é outro dos madeirenses a integrar listas do líder nacional do PSD

None

Cresce o número de madeirenses passíveis de integrar os órgãos nacionais do PSD. 

Depois de Pedro Coelho, escolhido por Rui Rio para integrar a Comissão Política Nacional, de Pedro Calado que vai encabeçar uma lista ao Conselho Nacional e de Rui Abreu que é quarto na lista ao Conselho Nacional encabeçada por Miguel Pinto Luz, surge a indicação de mais dois nomes.

Nos bastidores do 39.º Congresso, que decorre desde ontem em Santa Maria da Feira, circula a informação que Rui Rio vai colocar o líder do PSD-M na sua lista à Mesa do Congresso, como candidato a vice-presidente, lista que é encabeçada por Paulo Mota Pinto.  Neste caso, o cargo por inerência na Comissão Política passa  a ser desempenhado por um representante a indicar por Miguel Albuquerque, papel que nos últimos tempos estava a cargo de João Cunha Silva.

As listas para os órgãos nacionais têm ser entregues até às 18h, faltando conhecer todas alterações que o presidente do PSD irá fazer na Comissão Permanente e na Comissão Política, que deverão ser apenas cirúrgicas, até pela proximidade das legislativas e da indefinição de qual será o papel do partido após 30 de Janeiro: se na oposição ou no Governo.

Na quinta-feira, Rui Rio anunciou as suas escolhas para 'cabeças de lista' aos órgãos nacionais do partido, com Nuno Morais Sarmento - que já tinha anunciado a saída da Comissão Política - a encabeçar a lista para o Conselho de Jurisdição Nacional contra o actual presidente Paulo Colaço, enquanto o histórico militante Pedro Roseta irá substituir Paulo Rangel como o primeiro nome na lista oficial ao Conselho Nacional.

Nesta lista deverá entrar o madeirense Hernâni Gomes, um dos militantes que se dedicou à campanha de Rui nas últimas directas.

José Silvano continua como secretário-geral do partido.

Muitas listas

Paulo Mota Pinto mantém-se como o candidato à presidência da Mesa do Congresso pela direção. Mas terá concorrência. A surpresa do primeiro dia do Congresso foi o anúncio do ainda deputado e antigo líder da JSD Pedro Rodrigues de que irá apresentar uma lista alternativa à Mesa do Congresso, que pretende capitalizar o descontentamento da oposição interna com a forma como Mota Pinto presidiu às reuniões do Conselho Nacional.

Para o Conselho Nacional, o chamado parlamento do partido que é eleito por método de Hondt, o número de listas deverá aproximar-se das dez do último Congresso.

Além da lista da direção, já são certas a encabeçada pelo presidente da Câmara do Funchal, Pedro Calado, que tem como primeiro subscritor Luís Montenegro, e a liderada por Miguel Pinto Luz.

Também o deputado Carlos Eduardo Reis, que foi um destacado apoiante de Rio, voltará a liderar uma lista ao Conselho Nacional, que nos dois anteriores Congressos foi das mais votadas.

O deputado Duarte Marques, que ficou fora das listas à próxima Assembleia da República, também liderará uma lista a este órgão, e estão ainda em preparação outras duas de apoiantes de Rui Rio.