Coronavírus Madeira

Ainda há muita gente a procurar a primeira dose da vacina na Madeira

Todos os dias chegam ao Centro de Vacinação Funchal utentes com 12 e mais anos para vacinarem-se pela primeira vez contra a Covid-19

None

Embora tenha sido feito apelo para as pessoas adultas evitarem os Centro de Vacinação este fim-de-semana – excepção aos acompanhantes das crianças e/ou utentes com vacinação agendada -, “uma vez que estamos a dar prioridade, este fim-de-semana, às crianças, os adultos também vieram e em número significativo”, constata Dina Rodrigues, enfermeira coordenadora operacional.

A significativa afluência de maiores de 11 anos, que poderia representar um constrangimento ao planeamento da vacinação para hoje e amanhã, acaba por ser ‘facilmente’ ultrapassado fruto da grande capacidade logística, organização e funcionamento desta campanha regional de vacinação dinamizada pelos enfermeiros do Serviço Regional de Saúde da RAM.

Tanto assim é que a enfermeira coordenadora operacional só encontrou uma forma de classificar os cerca de 200 adultos vacinados nas primeiras três horas deste sábado, ao sublinhar a “excelente adesão”. Só possível com a capacidade logística instalada capaz de dar resposta à procura, “mas as pessoas têm de aguardar mais um pedacinho” comparativamente aos outros dias onde o Centro de Vacinação funcionada sem a ala dedicada às crianças, que desta feita são a prioridade. Ainda assim, uns e outros são atendidos (vacinados) rapidamente.

No total, estão elegíveis na Região 14.715 crianças. Também nesta faixa etária é dada prioridade às crianças que têm patologias associadas e pertencem a grupos de risco.

Tal como tem acontecido com maior acuidade desde o ‘aperto’ das medidas restritivas por parte do Governo Regional, a meados do mês passado, diariamente continuam a aparecer no Centro de Vacinação Funchal cidadão (com 12 ou mais anos) a quererem vacinar-se contra a Covid-19 pela primeira vez.

“Ainda temos pessoas a procurar [primeira dose da vacina]. Já é menos que há um mês, mas todos os dias temos sempre primeiras doses. Alguns mesmo a primeira dose sem outro motivo anterior, outros porque são recuperados da infecção”, concretizou.