Madeira

IPMA emite aviso amarelo para muita chuva e vento forte

Fotos Arquivo
Fotos Arquivo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) acaba de emitir um aviso amarelo para o estado do tempo na Madeira a partir de amanhã à noite, destacando-se muita chuva prevista e vento muito forte, mas apenas contempla, para já, a costa sul e as regiões montanhosas.

O aviso de precipitação de nível amarelo nas regiões montanhosas e costa sul da ilha da Madeira inicia-se pelas 21 horas de sábado, 18 de Dezembro, e prolonga-se até às 6 horas de domingo, 19 de Dezembro, sendo marcado por "períodos de chuva, por vezes forte".

Quanto ao vento, segundo o IPMA, o aviso amarelo justifica-se nas regiões montanhosas por causa das rajadas que podem atingir os 90 km/hora, sobretudo no período entre as 3 horas da madrugada de domingo e as 12 horas.

Tal como na costa sul, em especial nos extremos leste e oeste da ilha, mas com aviso para rajadas de até 70 km/hora, o vento soprará forte de sudoeste acompanhando a depressão que trará a chuva.

Perante o avançar desta tempestade, há cautelas que devem ser tomadas e que a seu tempo iremos referir. Os condicionalismos no aeroporto e na navegação também devem ser notados, bem como avisos à circulação viária e apeada.