Madeira

JPP defende regresso do 'Minuto 600'

None

O JPP apresentou hoje uma das suas propostas, ao nível da rubrica da Cultura, no Orçamento e Plano de Investimentos para 2022, que consiste na "inscrição de um artigo para que o Governo Regional da Madeira apoie e dê continuidade ao projecto da série histórico-cultural 'Minuto 600, produzida pela RTP-M".

"A proposta enquadra-se no alcance científico, formativo e educativo do programa ao nível regional, marcado pela qualidade técnica e rigor no tratamento da informação, disponível a todas as comunidades madeirenses", sustenta o Élvio Sousa em nota remetida à imprensa.

O presidente do Grupo Parlamentar do JPP explica que o partido considera o programa "intemporal", e que o seu conceito é "perfeitamente enquadrável como um pólo de dinamização histórica e cultural da Região Autónoma da Madeira".

Considera ainda relevante "a operacionalização daquele conteúdo num portal interativo digital".

O parlamentar recorda ainda que o 'Minuto 600' foi recentemente premiado pela APOM- Associação Portuguesa de Museologia.

O projecto foi coordenado pelo jornalista da Antena 1, Paulo Santos, e envolveu uma equipa multifacetada, nomeadamente na edição e animação gráfica a cargo de Élvio Santos, os guiões de Fernando Letra e Paulo Santos e a pesquisa documental a cargo de Henrique Cannavial e Sónia Perneta.

"Em causa estão valores irrisórios, quando comparados com outros gastos de duvidosa utilidade", insiste Élvio Sousa.

Também na área da Cultura e do Património Cultural Imóvel Classificado, o JPP apresentará uma proposta para "corrigir e reverter tecnicamente a intervenção realizada no Forte do Ilhéu, que considera "desastrosa".