Orçamento Regional Madeira

JPP critica "corte como nunca antes verificado" na Saúde

Orçamento prevê "1 milhão para as listas de espera" e "21 milhões para nomeados políticos", aponta Élvio Sousa

None

Numa iniciativa política promovida esta manhã, Élvio Sousa lamentou o facto de o Orçamento Regional para 2022 apresentar “na Saúde, um corte como nunca antes verificado, com menos 104,8 milhões, ou seja, menos 23,88% do que em 2021”.

O líder parlamentar do JPP entende que “a Saúde devia ser a causa de todas as causas", "principalmente quando temos os actuais números terríveis da lista de espera,” reforçou.

 “O sistema não consegue responder às necessidades da população com 118 mil actos médicos por realizar e um agravamento considerável para a capacidade de resposta, em tempo útil”, sustentou, lamentando que o Governo PSD/CDS reforce o Programa de Recuperação de Cirurgias (PRC) com "apenas 1 milhão de euros”.

O deputado alerta para o facto de "o Orçamento para 2022 agregar o PRC ao Programa Especial de Acesso a Cuidados de Saúde (PEACS)" e ainda assim verificar-se "uma redução nesta rubrica em mais de 300 mil euros comparativamente a 2021”.

Para o JPP a Saúde “não surge como uma prioridade: quando este ano temos, segundo os dados oficias, 117,691 mil atos médicos por realizar, 19.994 mil cirurgias em lista de espera, 44,684 mil consultas em espera, e 53.213 mil exames por realizar e reforçamos apenas 1 milhão na recuperação das listas de espera para cirurgia, temos a prova disso mesmo”, enfatizou Élvio Sousa que, por contrapartida, refere que o executivo vai gastar "21 milhões para nomeados políticos".

“Prefere o PSD/CDS gastar 21 milhões em nomeações políticas, mais 22 milhões para as Sociedades de Desenvolvimento, do que investir na qualidade de vida das pessoas, e trazer esperança aos milhares de utentes que esperam anos e anos para ver o seu problema médico resolvido”, rematou.