Madeira

JPP reage a proposta de aliança com PS: “Jamais faríamos acordos com traidores”

None

A ideia de Miguel Fonseca, candidato à liderança do PS-Madeira, para uma aliança com o JPP fazer frente à coligação PSD-CDS nas eleições regionais parece morta à nascença. Pelo menos para o líder parlamentar do JPP, Élvio Sousa, a proposta é inviável por vários motivos, o primeiro dos quais é que o seu partido não alinha com “traidores”.

“Considerando os vários exemplos publicamente conhecidos, como por exemplo a forma vergonhosa como os deputados do PS e PSD, eleitos pela Madeira para a Assembleia da República, votaram contra o baixa do IVA da electricidade e contra o pagamento do IMI em 5 prestações, jamais faríamos acordos ou alianças com traidores dos madeirenses. Ponto”, reage o referido dirigente do partido sediado em Santa Cruz.

O facto do ‘convite’ para uma espécie de coligação ter partido de Miguel Fonseca também não caiu bem: “Aquele que foi um dos mais destemidos críticos à relevância do JPP ao nível regional parece ser, agora, um admirador confesso. O novo pretendente à liderança do Partido Socialista vem arrastar o nome do JPP para a praça pública, um aspecto que expressa, naturalmente, a livre opinião democrática, mas que, na prática, não passa de mais um desvario de personalidade, com registos pouco verosímeis”.

Élvio Sousa deixa claro que os seus camaradas de partido não vão permitir que “arrolem ou usem o nome do JPP em vão, nem tão-pouco que se pendurem no bom trabalho que o JPP tem feito nos últimos 8 anos, quer nos municípios onde está representado, quer na verdadeira e genuína oposição ao PSD/CDS no parlamento regional”. Adianta que “o JPP não tem parceiros naturais ou de família político-partidária, porque o JPP, não sendo uma força política ideológica, não se revê nem no PSD nem no PS que, aliás, são partidos muito semelhantes, e troca-tintas: ora votam a favor, ora votam contra, de acordo com as directrizes partidárias”. E conclui com um apelo: “Resolvam os vossos sarilhos internos, sem envolver o bom-nome do JPP, nas guerrinhas internas”.

Tal como foi noticiado na edição impressa do DIÁRIO de hoje, Miguel Fonseca anunciou a sua candidatura à liderança do PS-Madeira com uma moção em que defende uma aliança com o JPP para fazer frente à coligação de direita que está no Governo Regional da Madeira.