Madeira

Laboratório do SESARAM tem novo equipamento para análises

None

O Laboratório do Serviço de Patologia Clínica do SESARAM actualizou o seu equipamento de análises, com a introdução de um sistema "totalmente automático e inteligente", designado por 'cobas® connection modules' (CCM) da Roche 1, revelou hoje o gabinete de comunicação do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira.

“Estamos a falar de um sistema totalmente automático e inteligente que processa todas as amostras desde a área pré-analítica até à fase pós- analítica. É um sistema com uma capacidade de produção de até 10.000 testes/hora”, explica Rui Pedro Martins, Healthcare Solutions Manager da Roche, citado em nota de imprensa.

Por seu turno, a directora do serviço, a médica Graça Andrade, reconhece que “a tecnologia instalada é de ponta" e "o que há de mais recente em automatização de laboratórios”. Este novo “equipamento permite diminuir, numa percentagem muito elevada, o erro humano dado que as amostras para analisar só são admitidas já com o respectivo código de barras”, acrescenta a responsável.

A capacidade de arquivo do Laboratório do Serviço de Patologia Clínica do SESARAM, que anteriormente era de 6 mil amostras, sobe com este novo equipamento para 13 mil.

"Estas amostras ficam guardadas caso seja necessário repetir ou acrescentar testes", dá ainda conta a nota do SESARAM.

Esta solução foi montada nos últimos dois meses, substituindo a anterior e Rui Pedro Martins acredita ser “um sistema que vai garantir um funcionamento e suportar os desafios dos próximos anos”.

“A mais-valia é um processo totalmente automatizado e inteligente que vem simplificar o processo laboratorial, aumentar a segurança, estamos a falar de uma redução de contacto com as amostras, aumentar uma capacidade de resposta, o que vai consequentemente trazer um aumento de qualidade dos resultados e também uma redução da despesa com a produção”, sublinha.

O secretário regional de Saúde e Protecção Civil e o Conselho de Administração do SESARAM acompanharam a visita efectuada pelos técnicos da Roche.