Madeira

Sopa solidária quer dar "esperança" no Porto Santo a mãe que cuida de filho com necessidades especiais

Iniciativa acontece hoje, pelas 19h30, na praça do município

None Ver Galeria

Hoje, dia 11 de Dezembro, pelas 19h30, a praça do município, no Porto Santo, volta a acolher a 'Sopa da Esperança'. Naquela que é a sua nona edição, o evento de forte cariz solidário, que junta 35 colaboradores pro-bono, irá beneficiar uma mulher viúva, de 58 anos, que desde há 18 é cuidadora informal de um dos seus dois filhos.

O jovem tem necessidades educativas especiais e a família não tem habitação própria, vivendo dos apoios sociais que advêm da situação do seu filho e de outros atribuídos por várias Instituições de carácter social.

A verba angariada com esta iniciativa visa, numa primeira fase, satisfazer as  necessidades básicas imediatas da família. O remanescente será diluído pelos 12 meses que precedem a edição seguinte à semelhança de anos anteriores, conforme explica Ana Silva, uma das impulsionadores do projecto.

É preciso recuar 9 anos no tempo para perceber a história por detrás da 'Sopa da Esperança'. Nomeadamente ao mês de Dezembro de 2012, quando Ana Silva e a sua amiga Guida Melim começaram a “cozinhar a ideia", durante a visita a uma árvore de Natal. Pelo caminho, foram conversando sobre os efeitos da crise na nossa sociedade e resolveram passar da teoria à prática.

"Estávamos passando por momentos muito difíceis, com os hotéis a fechar, o desemprego a acentuar, famílias inteiras desempregadas e tudo isto nos atormentava”, conta Ana Silva.

Foi então que Guida Melim lançou o mote para "fazer algo em prol dos menos favorecidos". A palavra esperança 'pegou', dando lugar a um acto solidário.

“Sugeri à Guida que fizesse uma sopa de trigo, bem apetecível daquela época. Vendíamos e a verba da mesma revertia para o que entendêssemos", explica.

"Para além dos colaboradores institucionais, existem agricultores e outras pessoas que anonimamente ajudam-nos, todos anos, para a confecção da sopa", acrescenta.

É algo que atravessa toda a nossa sociedade como um dever - ajudar o próximo -  e um grupo de 35 pessoas unidas é o exemplo disso.

A 'Sopa da Esperança' começou por vender uma média de 250 sopas por edição e hoje, em dia, já ultrapassa as mil. Este ano prevê ultrapassar as duas mil.

Apesar da sopa ser a "rainha" do evento - distribuído por várias bancadas - é possível degustar outras iguarias tradicionais da quadra, como bolos, chocolates, poncha e carne vinha d'alhos.

A abertura da 'Sopa da Esperança', acontece na Praça do Município, como já vem sendo habitual, e contará com a presença do Coro Infantil da Junta de Freguesia de Porto Santo. Pela noite dentro há animação garantida com as actuações do Coro da Universidade Sénior, Barbie Dias e ainda do Teatro do Bolo do Caco.

"Juntar-se para se divertir e servir com alegria" é o convite deixado por Ana Silva, numa altura do ano em que, regra-geral, "as pessoas estão mais solidárias".