Madeira

Região tem 3.964 alunos com necessidades educativas especiais sinalizados

Governo Regional aposta numa educação cada vez mais inclusiva. Escolas da Região contam, este ano lectivo, com mais 45 profissionais especializados

Assinala-se esta sexta-feira, 3 de Dezembro, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
Assinala-se esta sexta-feira, 3 de Dezembro, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, Foto SRECT

Desde 2018 as instituições de ensino da Região Autónoma da Madeira contam com mais 139 profissionais especializados que integram a equipa de intervenção precoce na infância com actuação junto dos alunos com necessidades educativas especiais. 

Segundo o secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, do programa do Governo Regional consta "o reforço da inclusão no sistema de ensino dos alunos com necessidades educativas especiais". O executivo madeirense tem vindo a apostar cada vez mais na educação inclusiva.

Através desse investimento, o GR pretende apresentar propostas formativas especializadas, de forma a possibilitar o melhor desenvolvimento das competências e saberes dos alunos, proporcionando bem-estar aos mesmos, assim como aos profissionais em intervenção. Tendo como objectivo tornar a escola mais "aliciante, inclusiva, motivadora e mais autónoma”, combatendo o abandono escolar e facilitando o rendimento dos alunos. 

A Região tem assumido, desde há muitos anos, uma visão e uma prática pioneiras a nível nacional, no sentido da promoção da Educação Inclusiva enquanto paradigma educacional fundamentado nos princípios dos direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis e que promove a equidade.  Secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho.

O governante falava nas I Jornadas da Educação - Saúde, que decorre esta sexta-feira, 3 de Dezembro, no auditório da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia. A iniciativa organizada pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direcção Regional de Educação, em parceria com a Secretaria Regional de Saúde e Protecção Civil e o Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM), vem assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

Na ocasião, o secretário com a pasta da Educação avançou que no ano lectivo de 2021/2022 a Região conta com 3.964 alunos com necessidades educativas especiais sinalizados, mais 260 quando comparado com o ano lectivo de 2018/2019, que tinha 3.704 alunos sinalizados. 

Para garantir uma melhor resposta por parte das instituições de ensino, os recursos humanos especializados foram reforçados com mais 45 profissionais, entre os quais 13 são técnicos superiores e técnicos de diagnóstico e terapêutica, 19 docentes especializados e 13 assistentes técnicos da área de apoio educativo especializado. 

Tudo isto, para evidenciar a qualidade de intervenção junto da população com necessidades educativas especiais, sempre na procura da concretização de uma política de inclusão. Secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho.

Escola Dr. Horácio Bento de Gouveia acolhe as I Jornadas da Educação - Saúde

A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direcção Regional de Educação, a Secretaria Regional de Saúde e Protecção Civil e o Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira, EPERAM (SESARAM), organizam as I Jornadas da Educação - Saúde, esta sexta-feira, 3 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, instituído em 1998, pela Organização das Nações Unidas.