Madeira

GRACE promove hoje jornada para a Inclusão na Madeira

None

No Colégio dos Jesuítas, no Funchal,  está tudo pronto para a acolher a "Jornada sobre a Integração de Pessoas com Deficiência no mercado de trabalho", evento organizado pelo GRACE - Empresas Responsáveis.

A iniciativa decorre entre as 9h30 e as 17h é dirigida a empresas, entidade públicas e da economia social a a academia, pretendendo "divulgar as boas práticas sobre como integrar e recrutar pessoas com deficiência, bem como estimular a troca de experiências e identificar os desafios que se colocam sobre este tema tão importante e actual".

“Segundo dados recentes, apenas 11% das Pessoas com Deficiência desempregadas registadas no IEFP encontraram uma colocação, o que nos deve preocupar a todos. O tecido empresarial tem de ser parte da solução e promover os direitos e a integração profissional das pessoas com deficiência“, destaca a Presidente do GRACE – Empresas Responsáveis, Margarida Couto.

Durante a manhã, a abertura estará a cargo do Magnífico Reitor da Universidade da Madeira, Professor Sílvio Fernandes e da Presidente do GRACE, Margarida Couto. Seguidamente, Nathalie Ballan, membro da Direção do GRACE, conduzirá o worskhop “Como integrar e recrutar Pessoas com Deficiência”, especialmente dirigido às empresas, que pretende apoiar gestores e técnicos de RH, bem como das áreas da responsabilidade social e responsabilidade interna no recrutamento e na integração profissional de pessoas com deficiência. Partindo do enquadramento legal, serão apresentados conceitos, desafios e metodologias, com base em boas práticas já existentes e problemáticas identificadas. Terá as intervenções de representantes da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, do Associado Cuatrecasas e da Valor T.

À tarde, com abertura da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, seguir-se-á a apresentação da Mesa Redonda “Integração de Pessoas com Deficiência no mercado de trabalho”, por Pedro Frazão, membro da Direção do GRACE. Moderada por Margarida Couto, Presidente do GRACE, conta com a participação de representantes da Direção Regional de Educação, do Instituto de Emprego da Madeira, do Instituto da Segurança Social da Madeira e da Valor T.

O encerramento ficará a cargo da Secretária Regional da Inclusão Social e Cidadania, Rita Andrade.

Esta organização conta com os apoios de associados da GRACE na Madeira, tais como A Confeitaria, a Delta Cafés, a Dupla DP e o Grupo Sousa. Esta associação de utilidade pública reúne mais de 180 empresas das mais variadas dimensões e sectores de actividade.