Madeira

Maior centro de dados digitais da Madeira vai surgir nas Virtudes em 2024

None

A sociedade Emacom, detida pela Empresa de Electricidade da Madeira, vai investir cerca de 9 milhões de euros na instalação do maior centro de dados ('data center') da Região. Boa parte das verbas serão garantidas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A infraestrutura ficará sediada junto à actual subestação das Virtudes e parte edificada estará concluída em 2024 e a operacionalidade informática garantida em 2026. É um “maravilhoso investimento”, afirmou o presidente do Governo, Miguel Albuquerque, esta tarde, na apresentação do projecto.

O presidente da EEM, Francisco Taboada, revelou que este investimento é feito a pensar não só no armazenamento de dados das entidades públicas e empresas da Madeira como também na atracção de empresas internacionais. “A nossa ambição é que a Madeira venha a ser um centro de dados no Atlântico, pela sua posição geográfica e pelas excelentes condições de telecomunicações que passará a ter”, explicou o administrador.

A promoção do futuro serviço de ‘data center’ vai destacar aspectos como a capacidade e a segurança das infraestruturas de telecomunicações disponíveis. A Emacom tem acesso a parte da capacidade de transmissão do cabo submarino da Ellalink, que entrou este ano em actividade. Nos próximos quatro anos o Estado Português vai financiar o lançamento de um novo cabo submarino entre Continente, Açores e Madeira (CAM). “Passaremos a ter duas ligações, que garantem a segurança, quer dos dados regionais quer dos dados internacionais que venham cá a ser sediados”, descreveu Francisco Taboada.