Madeira

Margarida Pocinho fala da importância de sensibilizar mais jovens para violência doméstica

None
Foto CMF

A Câmara Municipal do Funchal desenvolveu, hoje, por forma a assinalar o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, várias acções de sensibilização intituladas 'Caminhando para a Igualdade'. As iniciativas visavam alertar para a temática da violência no namoro.

As acções decorreram na Ludoteca do Parque Santa Catarina, destacando-se a dinamização de um mural 'Minutos de Silêncio' e a sensibilização 'Caminhando para a Igualdade' sobre a Violência no Namoro, que contou com a presença da vereadora com o pelouro da Educação, Margarida Pocinho.

Margarida Pocinho realçou que uma das apostas da Câmara Municipal do Funchal é, precisamente, a importância dada pela autarquia “na igualdade de género”, apontando ainda que “as acções de sensibilização e debate, sobretudo as promovidas na comunidade escolar, são fundamentais para mudar o paradigma existente”.

A vereadora refere que este tipo de trabalho permite que os jovens estejam mais alerta e que evitem “modelos negativos”, existentes em contextos familiares. Este ano já houve 23 vítimas mortais de violência doméstica em Portugal, bem como mais de 11.500 denúncias, sendo que, muitas vezes, como refere Margarida Pocinho, estas situações não devidamente acompanhadas até final pelas instituições quer “por medo de represálias”, quer por “estigma social”.