Madeira

Madeira com mais internamentos por covid-19 do que o País

None

A notícia em destaque na edição desta quinta-feira do seu DIÁRIO dá conta de que a Madeira lidera os internamentos de doentes infectados com covid-19 quando comparada com o todo nacional.

Os 59 doentes hospitalizados correspondem a 10% do total de casos activos, que neste momento está acima das seis centenas, ainda que a Região esteja longe de ocupar todas as camas disponíveis. A capacidade efectiva de internamento situa-se, de acordo com as autoridades de saúde, nas 150 camas de enfermaria e 50 camas de cuidados intensivos.

Também nos cuidados intensivos, a taxa de internamentos dos infectados é superior na Madeira, quando comparada com o todo do País, isto a julgar pelos números desta quarta-feira.

O dia de ontem fica marcado pelo ultrapassar da centena de novos casos. Foram 103, dos quais 90 de transmissão local. Desde Fevereiro que não tínhamos um número tão elevado de novas infecções, sendo que a tendência ainda é crescente, isto num mês em que já se registaram 18 óbitos.

No domínio do ambiente, hoje trazemos-lhe a notícia de que o Governo pressiona uma empresa a remover do amianto das Ginjas. Através da Direcção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, o Executivo madeirense promete posição musculada contra firma de construção civil que cometeu uma infracção nas serras do concelho de São Vicente. O Ministério Público já deu ‘luz verde’ àquele organismo público para dar seguimento a um processo iniciado no Verão. Em causa estão várias toneladas de resíduos.

No mundo do espectáculo, o DIÁRIO conta-lhe que o cavaleiro negro do humor se estreia na Madeira, num espectáculo único. Rui Sinel Cordes inclui, assim, a Região na sua digressão nacional, em jeito de prenda de Natal no sapatinho dos madeirenses que apreciam o seu trabalho.

Hoje abre portas a Essência do Vinho, no Savoy Palace, um evento que tem a marca DIÁRIO na organização e que, à semelhança do que tem acontecido nas edições anteriores, promete surpreender os apreciados de um bom vinho. As medidas de segurança estarão salvaguardadas, podendo, inclusive, os interessados fazer teste rápido de antigénio da covid-19 à entrada para o evento.

Esta quinta-feira são só estreias. Abre, também, hoje ao público o McDrive, na Nazaré, com os responsáveis pelo franchising a terem perspectiva de 500 carros por dia.

Destaque, ainda, nesta edição para o movimento nos aeroportos em Outubro, que supera os números de 2019, numa altura em que a retoma económica estava em ascensão. Foram mais de 136 mil passageiros em trânsito.

Estas e outras notícias fazem o seu DIÁRIO de hoje, disponível para leitura na versão e-paper ou à venda em qualquer quiosque perto de si. Se não dispensa a actualização do que se passa na Região, no País e no Mundo, então ligue-se à nossa página e não deixe de ouvir a Rádio TSF-Madeira.

Boas leituras!