Madeira

ARDITI agradada com reacção positiva de responsável vinda de Taiwan

None

A representante do Centro Económico e Cultural de Taipei em Portugal esteve no início desta semana a visitar a ARDITI - Agência Regional Para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação, no âmbito de uma visita que está a efectuar à Região.

Vivia Chun-fei Chang terminou a visita e, segundo a ARDITI, ficou "surpreendida pela qualidade do trabalho" da Agência, numa visita-guiada pelo presidente do Conselho de Administração, Rui Caldeira, que a levou a conhecer o Marítimo Training Lab - MTL, dirigido a atletas de alta performance e feito em parceria com o Club Sport Marítimo, o NeuroRehabLab, de reabilitação dirigida a quem sofreu acidentes vasculares cerebrais e outras patologias semelhantes e o laboratório de prototipagem, onde estão a ser desenvolvidos projectos com bóias e com drones.

A responsável pelo Centro que representa a economia de Taiwan no nosso país referiu, citada pela ARDITI, estar "maravilhada" com o que viu "ao nível da tecnologia" e garantiu que "este é um primeiro contacto de muitos, pois a minha vinda aqui é uma ponte para intermediar trabalhos conjuntos com as duas regiões".

"Vamos identificar áreas de cooperação, através de trabalho conjunto para trazer benefícios para ambas as partes", disse Vivia Chun-fei Chang que admitiu que a visita "ultrapassou demais as expectativas" que tinha.

"A ARDITI faz um trabalho excelente e foi muito gratificante ver o trabalho dos jovens talentos, que revelam estar muito à vontade nas áreas da tecnologia e do conhecimento", adiantou.

A concluir, afirmou que: "Isto funciona, dou-vos os meus parabéns».

Por seu lado, o presidente do Conselho de Administração da ARDITI referiu que esta foi uma visita que serve de arranque para "fomentar o intercâmbio de investigadores entre as duas regiões, em particular no que concerne ao desenvolvimento de tecnologias aplicadas à exploração do meio marinho".