Revoltada

Sou encarregada de educação de um aluno da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco.

Aproveito este espaço para deixar a minha profunda insatisfação e indignação com o que vejo acontecer, todos os dias, em frente à escola do meu filho.

São grupos de alunos à porta da escola a fumar, sem máscara, a usar linguagem que deixa qualquer um chocado, pelo menos a mim deixou.

Costumava esperar, à porta da escola, pelo meu filho, mas depois do que vi e da forma como aquilo me fez sentir… decidi esperar do outro lado da estrada na paragem. Por uma vez, chamei atenção um grupo de jovens, pela linguagem que estavam a usar. Foram de uma má educação repugnante. Naquele momento senti-me extremamente mal, envergonhada e muito revoltada. A escola deve ser um local onde os alunos e encarregados de educação se devem sentir bem e seguros. Não foi nada daquilo que senti. Como é possível a escola permitir tal espetáculo, todos os dias e ao longo do dia.

Enquanto espero pelo meu filho (do outro lado da rua, porque estou farta de ouvir linguagem porca e ver esta tristeza) só vejo alunos a fumar, sem máscara, a pôr lixo para o chão a ameaçar os mais novos (coitados como se devem sentir quando saem da escola).

Naquele dia a minha revolta foi tanta que desabafei com o meu marido. Ele que, por vezes, também vai buscar o nosso filho, diz que espera sempre no carro, no estacionamento em frente à escola. Diz que vê grupos de alunos escondidos atrás dos carros, nos cantos do estacionamento, sempre na mesma situação. Fumar, lixo no chão, linguagem imprópria. Ele desconfia que haja mesmo tráfico nesses locais.

Fiquei estonteada com toda esta situação. Já pensei em mudar o meu filho de escola, ainda não o fiz porque ele diz que gosta da escola, dos colegas e que os professores são “fixes”. Mas, penso seriamente mudá-lo no final do ano.

Esta não é uma imagem que uma escola deva ter. Sei que isto acontece fora da escola, mas será que a escola não pode fazer nada em relação a este espetáculo deprimente? A polícia não faz nada? Onde anda o patrulhamento de proximidade que tanto falam? Onde anda a polícia segura ou escola segura? Eu não me sinto nada segura. A Câmara do Funchal nada faz com aquele amontar de lixo por todo o lado? É esta imagem que queremos passar aos turistas? E o café ao lado!!! Já vi, várias vezes, alunos a fumar na esplanada do café! Mas, isto não é proibido? A polícia não vê? Não sabe? Já foi averiguado se este café vende ou não tabaco aos alunos? Os pais destes alunos, terão ideia do que os filhos fazem? Onde está a responsabilidade dos pais?

Não paro de pensar nesta situação e como ela me aflige sabendo que o meu filho entra e saia todos os dias por aquela porta.

Deixo aqui o meu desabafo e que ele sirva para quem tenham alguma autoridade que faça alguma coisa.

Maria Cabaça