Eleições Autárquicas Madeira

Presidente da Assembleia Municipal preocupado com a abstenção

Martinho Rodrigues apela aos eleitos “desempenho independente, rigoroso e justo”

None

Martinho Rodrigues, presidente cessante da Assembleia Municipal de Santana – e candidato a novo mandato na presidência do órgão executivo – expressou particular preocupação com os elevados índices de abstenção registado nas últimas eleições.

Lembrou que depois de em 2017, quando tomou posse, realçou o facto de chegarmos dos eleitos representarem a vontade do povo.

Hoje, no último discurso do mandato 2017/2021 lembrou que “chegamos aqui, por vontade dos que se sentiam motivado a participar no acto eleitoral, pois não deixa de ser preocupante que, cerca de 2787 eleitores (que constam nos cadernos eleitorais) não exerceram o seu direito de voto”.

A realidade estatística motivou a chamada de atenção, para insistir no compromisso para o mandato 2021/2025: “Promover a proximidade das populações ao poder local; defender uma cidadania participativa; representar e defender a todos por igual”, disse.

Na cerimónia a decorrer na Praça da Cidade, onde marcam presença o presidente da Assembleia Regional, José Manuel Rodrigues, a secretária Rita Andrade, a representar o Governo Regional, e ainda do secretário da Economia, Rui Barreto. O secretário-geral do CDS Nacional também marca presença na cerimónia.

Martinho Rodrigues concluiu a preocupação manifestada ao concluir que “é bem verdade que não deixamos de estar mandatados para agir em nome de todos os munícipes. Mas este afastamento entre a política e o cidadão comum impõem-nos a responsabilidade de um desempenho independente, rigoroso e justo, de modo que as decisões aqui tomadas sejam aquelas que mais se ajustam às expectativas e às necessidades das populações que representamos”, disse.