5 Sentidos

Barroco musical madeirense amanhã no salão nobre da Assembleia

Foto DR/ANSA
Foto DR/ANSA

"O barroco musical madeirense de António Pereira da Costa no próximo sábado, 9 de Outubro, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira, pelo Ensemble XXI numa proposta artística estruturante no panorama cultural da Região pela Orquestra Clássica da Madeira", anuncia uma nota de imprensa.

Este é "um concerto a não perder onde serão interpretados dois (Nºs 2 e 6) dos concertos do ciclo de 12 Concertos Grossos do compositor madeirense António Pereira da Costa, que foi mestre de Capela da Sé do Funchal no início do Séc. XVIII", explica.

E justifica: "A Orquestra Clássica da Madeira tem o orgulho de abraçar, continuadamente, uma postura de salvaguarda e divulgação do património imaterial musical da região através da interpretação de obras de referência da nossa história, levando, para o efeito, a palco obras que aos poucos entram com naturalidade na programação das nossas estruturas artísticas internas como em programações em temporadas no território nacional e internacional."

Refira-se ainda que, "juntamente com Pereira da Costa, o público terá também a oportunidade de ouvir o Divertimento Op. 2 de Joseph Haydn e a Sinfonia nº 3 em Dó maior para Orquestra de Cordas de Fr. Benda", instando os interessados "a ouvir e fruir, sábado, a partir das 18 horas, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira pelo Ensemble XXI que dará corpo sonoro a estas obras através dos seus músicos experientes e dedicados".

Na nota de "um concerto a não perder!", que é assinada pelo director Artístico da Orquestra Clássica da Madeira, Norberto Gomes, esclarece-se que os bilhetes custam entre 15€ e 5€ e estão, como habitualmente disponíveis na Loja Gaudeamus no Colégio dos Jesuítas (junto à Câmara Municipal do Funchal), de segunda a sexta-feira no horário das 10h00-18h00, e no dia no local do concerto, a partir das 15h00.

Os músicos da  Ensemble XXI são Yury Kyrychenko (Violino), Elena Kononenko (Violino), Olga Proudnikova (Violino), Vladimir Proudnikov (Violino), Maxim Taraban  (Violino), Anahit Dalakyan (Violino), Rostyslav Kuts (Viola), Treneddy Maggiorani (Viola), Stella Silvian (Violoncelo), Mikolaij Lewkowicz (Violoncelo), Marcello Romagnuolo (Contrabaixo), Tiago Vaz (Contrabaixo) e Giancarlo Mongeli (Cravo).