Madeira

Termina hoje a época balnear nas últimas quatro praias vigiadas da Madeira

Conclusão da época balnear 2021 só termina a 31 de Outubro

None

Com a temperatura da água do mar (ainda) a rondar os 24 ºC (esta semana chegou aos 25.1 ºC, no Funchal, no dia 10) e a temperatura do ar a registar máximas de 27 ºC (27.3 ºC, ontem, no Porto Moniz), esta sexta-feira, dia 15, termina a época balnear 2021 nas quatro praias de banhos (assistência a banhistas) da Madeira onde tal ainda vigora. A partir de amanhã, sábado, deixa de haver praias vigiadas (oficialmente) na Região.

Três destas praias vigiadas (com Edital de Praia) são as praias porto-santenses da Fontinha, do Ribeiro Cochino e do Ribeiro Salgado, estas duas últimas, concessões hoteleiras. A estas junta-se também a emblemática piscina natural do Porto Moniz, que a partir deste sábado, dia 16, deixa de estar oficialmente em época balnear e de funcionar como praia de banhos, mas neste caso, a exemplo de outros complexos balneares de acesso pago, mantém a vigilância de nadadores-salvadores.

Contudo, a época balnear, que funciona a várias velocidades, ainda perdura até final deste mês em duas das 57 águas balneares identificadas este ano, através de Portaria para o efeito, na Madeira e Porto Santo. As praias não vigiadas da Quinta do Lorde, no Caniçal, e do Arieiro, no Funchal, permanecem em época balnear até ao dia 31 de Outubro, embora esta última esteja temporariamente interdita – desde o passado dia 26 de Setembro – em virtude da derrocada verificada junto da mesma, na zona do hotel Orca Praia.

Época balnear continua em Outubro em 6 praias da Madeira e Porto Santo

Porto Moniz e três praias em Porto Santo vão manter assistência a banhistas até ao próximo dia 15

Orlando Drumond , 30 Setembro 2021 - 15:30

Apesar do fim da época balnear, assinale-se que os complexos balneares de acesso pago, caso da piscina natural do Porto Moniz, dos complexos balneares geridos pela Frente MarFunchal - Lido, Ponta Gorda, Barreirinha e Doca do Cavacas -, do Clube Naval do Funchal e ainda do Galomar, no Caniço, funcionam todo o ano, e mesmo fora da época balnear oficial asseguram a presença de nadador(es) salvador(es)na vigilância aos banhistas.