Madeira

Época balnear continua em Outubro em 6 praias da Madeira e Porto Santo

Porto Moniz e três praias em Porto Santo vão manter assistência a banhistas até ao próximo dia 15

A partir de hoje a Praia Formosa deixa de ser vigiada.
A partir de hoje a Praia Formosa deixa de ser vigiada., foto Orlando Drumond

Em apenas seis das 57 águas balneares este ano oficialmente identificadas na Madeira e Porto Santo a época balnear 2021 vai continuar a vigorar no mês de Outubro. Esta quinta-feira, dia 30 de Setembro, termina a época oficial de ‘banhos’ deste ano em 18 praias da Região, 12 na ilha da Madeira, as restantes 6 na ilha de Porto Santo.

Outrora o final da época balnear no Arquipélago da Madeira coincidia normalmente com o final da estação do Verão ou com o fim do mês de Setembro. Nos últimos anos esta realidade tem vindo gradualmente a ser alterada. Este ano há seis praias, quatro das quais com assistência a banhistas, que continuam em época balnear. Nas quatro praias com vigilância a banhistas, Fontinha, Ribeiro Cochino e Ribeiro Salgado, todas em Porto Santo, e a piscina natural do Porto Moniz, o ‘arriar da bandeira’ e desmobilização do dispositivo de assistência a banhistas só está previsto ocorrer no dia 15 de Outubro, data indicada para fecho da época balnear 2021. No caso do complexo da piscina natural do Porto Moniz – tal como se verifica nos complexos balneares da do Lido, Ponta Gorda, Barreirinha, e Doca do Cavacas, no Funchal, e também no Galomar, no Caniço, no restante período do ano fora da vigência da época balnear – Edital de Praia – funcionam sob vigilância de nadadores-salvadores.

Até final de Outubro (dia 31) mantem-se em vigor as praias não vigiadas da Quinta do Lorde, no Caniçal, e do Areeiro, no Funchal. Assinale-se que esta última está interdita desde o início desta semana, consequência da derrocada registada junto desta praia, localizada defronte do hotel Orca Praia.

O fim da época balnear que na Madeira, tal como o início, ocorrer gradualmente, consoante a duração previamente indicada pelas autarquias/concessionários. Este ano o princípio do fim começou a 30 de Agosto (praias não vigiadas de Câmara de Lobos) e foi gradualmente ocorrendo nas semanas seguintes na maioria dos espaços balneares da Madeira, culminando esta quinta-feira em 18 águas balneares, onde apenas quatro destas praias - Cabeço da Ponta e Pedras Pretas, em Porto Santo, Palmeiras e Reis Magos, em Santa Cruz - estavam qualificadas de praias de banhos (assistência a banhistas). Hoje é também o fim oficial da época balnear nas praias não vigiadas do Porto Moniz (3), de São Vicente (2), do Porto Santo (4) e de Santa Cruz (5).

Este último dia marca também o fim da presença de nadadores-salvadores na Praia Formosa (Poente). Embora a época balnear nas praias geridas pela Frente MarFunchal tenha terminado há duas semanas (dia 17), a entidade gestora manteve, até hoje, o dispositivo de assistência a banhistas no ‘posto de vigia’.