Coronavírus Madeira

Um dos sete casos de covid-19 identificados nos Açores esteve na Madeira

O DIÁRIO já questionou a Secretaria Regional da Saúde sobre possíveis riscos. Tutela está a analisar a situação, e eventuais procedimentos a tomar, neste momento

None

A Autoridade de Saúde Regional dos Açores detectou sete casos positivos da covid-19, nas últimas 24 horas, entre os quais um homem de 38 anos, residente naquele arquipélago, oriundo de ligação com a Madeira. Resta ainda saber se a infecção foi contraída na Madeira ou já na Região dos Açores.

O DIÁRIO questionou a Secretaria Regional da Saúde sobre eventuais riscos para a população da Madeira, bem como que procedimentos serão tomados, mas a tutela ainda está a averiguar a situação.

Os sete casos detectados nos Açores na sequência da realização de 1.308 análises nos dois laboratórios de referência do arquipélago foram anunciados esta tarde, em comunicado, pelas autoridades de Saúde açorianas.

Na ilha de São Miguel, além do homem oriundo da Madeira, foram diagnosticados uma mulher de 34 anos, não residente e proveniente do Continente, um homem de 42 anos não residente, com resultado conhecido após o desembarque, e um bebé de sete meses cujos pais, residentes no arquipélago, já tinham tido um resultado positivo após o desembarque recente no arquipélago e estavam a cumprir isolamento desde essa altura.

Na ilha Terceira, foram diagnosticados, através de teste de despiste também efectuado à chegada, uma mulher de 32 anos e os seus dois filhos, de 5 e 9 anos, residentes na região, oriundos de ligação aérea com o continente.

Segundo a Autoridade de Saúde, todos os casos "apresentam situação clínica estável".

Um homem de 31 anos identificado como portador do vírus da covid-19 em 26 de agosto, em São Miguel, saiu entretanto da região, "com destino a território continental, à revelia das autoridades", tendo-se já diligenciado, através da Delegação de Saúde Concelhia, os procedimentos "com vista à articulação com as respectivas autoridades e tramitação judicial".

Até ao momento, foram detecstados na região 236 casos positivos, verificando-se actualmente 34 casos positivos activos, dos quais 27 na ilha de São Miguel, seis na ilha Terceira e um na ilha do Pico.

O arquipélago regista 16 mortes, todas em São Miguel.

Fechar Menu