Madeira

Só em duas horas foram apanhados quase 300 quilos de lixo na praia do Porto Santo

None

Um grupo de 35 pessoas participou, esta manhã, na iniciativa 'Porto Santo Sem Lixo' Marinho', um projecto integrado no Dia Internacional da Limpeza Costeira. Em apenas duas horas, um só grupo recolheu perto de 300 quilos de detritos em várias zonas da praia do Porto Santo.

O DIÁRIO falou com Sofia Lopes, da organização AIDGLOBAL, que considera que a acção “decorreu extremamente bem", apesar de ainda não terem os dados finais.

“Há muito lixo efectivamente por isso é esforço que é muito válido”.

Sofia Lopes salientou igualmente que esta iniciativa é para "levar para a frente".

“Queremos fazer mais campanhas, esta foi a primeira. Quanto mais pessoas, públicas e privadas aderirem, não só neste tipo de campanhas, mas também no dia-a-dia, é sempre bem-vindo”.

Por outro lado, a ambientalista nota que "não é só a recolha de lixo que interessa". "Interessa igualmente identificar os locais onde se acumulam mais detritos, para fazer a gestão da recolha”, sustentou.

Neste sentido, disse que futuramente existe a intenção de desenvolver uma aplicação, "onde qualquer pessoa que identifique lixo possa fotografar e enviar para aplicação, para que depois as entidades competentes possam apanhar esse mesmo lixo”.

De referir ainda que o destacamento de exército na Ilha Dourada, assim como outras entidades locais, colaboraram nesta acção de limpeza.

Fechar Menu