5 Sentidos

Espécies ameaçadas da costa portuguesa protagonistas em 'web serie' gratuita

Projecto 'The House of Neptuno" vai estrear em Janeiro de 2021

None Ver Galeria

Espécies marinhas ameaçadas na costa portuguesa estão na base de um projeto de educação e sensibilização ambiental que publicará mensalmente vídeos na internet para divulgar, proteger e preservar os valores naturais do mar português.

"Não sendo a primeira 'web serie' com este formato, é a primeira vez que está a ser feito a nível mundial e a primeira produzida em Portugal", disse à agência Lusa o fotógrafo João Rodrigues.

Com lançamento previsto para Janeiro de 2021 na internet, cada um dos 12 episódios concentra-se num protagonista das águas portuguesas "que se encontra em perigo, vulnerável, sob pressão ou em vias de extinção", realçou.

O fotojornalista da revista National Geographic e autor do documentário "Cavalos de Guerra", sobre os cavalos-marinhos da Ria Formosa, no Algarve, frisou que o projeto "The House of Neptuno" pretende "ultrapassar as fronteiras portuguesas" através de "plataformas digitais inovadoras e gratuitas".

Realizados pela sua produtora Chimera Visuals, sediada em Faro, cada vídeo de dois minutos é "uma viagem com esse animal", concentrando-se num comportamento específico.

Como exemplo, João Rodrigues destacou o episódio piloto, que serviu de "isco para os financiadores" e que mostra um grupo de tubarões azuis, nos Açores, a "alimentarem-se de um cachalote morto, em mar aberto".

Nos diferentes capítulos desta história é dada "uma visão positiva" apresentando "medidas do que pode ser feito em termos de legislação ou por cada cidadão".

A comunicação "é simples, não descurando o rigor científico" e com uma grande aposta na apresentação visual para lhe dar uma visão "fresca e apelativa".

"Quem é esta espécie, onde é que ela habita, o que se passa com ela e o que pode ser feito para ajudar estes animais?", resumiu o biólogo.

Cada vídeo procura abordar comportamentos específicos da espécie, a "alimentação no caso dos tubarões azuis", a "proteção territorial do mero", o "parto de um cavalo-marinho" ou o "acasalamento e postura de um choco", exemplificou.

Numa edição onde "não há qualquer tipo de narração ou texto, mas se sente o som da água", os vídeos são antecedidos de um texto informativo sobre cada espécie, de forma resumida, para "agarrar todo o tipo de público" e "quem estiver interessado encontra um texto informativo que aprofunda a questão".

João Rodrigues adiantou que estão já totalmente "gravados quatro episódios" e há material "para mais dois", avançando que o choco, os cavalos-marinhos, o polvo, o mero, o tubarão maço, o atum e a jamanta são "alguns dos animais a abordar na primeira temporada".

"The House of Neptuno" terá uma página de internet de acesso gratuito e uma aplicação onde "será possível aceder aos episódios, ao texto explicativo, a uma galeria de fotos inéditas e a uma rede social da série", que permitirá aos interessados "interagir entre si, com a equipa da série ou com investigadores associados", que podem "responder às questões na hora".

Sendo gratuito, o projeto está dependente de patrocínios "que ainda não abrangem todos os custos da temporada", realçou João Rodrigues, que continua à procura de apoios para viabilizar os 12 episódios de 2021.

É intenção do biólogo que "The House of Neptuno" seja usado pelas escolas para o ensino e sensibilização ambiental, sendo que os episódios "podem ser usados de forma isolada ou toda a temporada e gerar o debate sobre esta temática junto da comunidade estudantil".

Fechar Menu