País

Nove mortes e 87 infectados em surto em lar de Vila Conde

None

Um surto de infeções por coronavírus no lar da Ordem Terceira de S. Francisco, em Vila do Conde, distrito do Porto, provocou a morte a nove utentes da instituição, confirmou hoje a presidente da Câmara vila-condense à agência Lusa.

Elisa Ferraz considerou a situação "preocupante", com 87 pessoas infetadas entre utentes e funcionários, mas garantiu que autarquia já disponibilizou todos os recursos ao seu alcance para ajudar a controlar o surto, nomeadamente reforçando meios humanos para apoiar nos cuidados aos idosos.

"Ainda antes do Natal tivemos conhecimento do surto e foi-nos pedida ajuda. Contratamos, então, os serviços de uma empresa especializada que enviou para o lar pessoas para ajudar a cuidar dos utentes e acionamos enfermeiras do nosso banco de voluntariado", começou por explicar autarca.

Elisa Ferraz disse ter sido "surpreendida" na quarta-feira com a informação do número de óbitos e voltou a contactar a instituição para averiguar que mais carências haviam para travar o surto.

"Percebemos que começava a faltar equipamentos de proteção individual e reunimos uma grande quantidade que foi, de imediato, enviada, juntamente com produtos de desinfeção. Tudo que nos pediram conseguimos providenciar e continuamos a acompanhar a situação de muito perto", garantiu a presidente de Câmara.

Além dos nove utentes que não resistiram às complicações associadas à covid-19, há mais três que continuam internados, sendo que na instituição há 53 idosos que estão infetados, e devidamente isolados, assim como 34 funcionários que também contraíram o vírus.

"Se for necessário a autarquia tem camas de retaguarda em infraestruturas próprias para acolher utentes que não estejam infetados e poder isolá-los, mas até agora não nos foi solicitado. Continuamos diariamente acompanhar a situação", vincou Elisa Ferraz.

Fechar Menu