Temporal a Norte Madeira

Trabalhos de limpeza na Ponta Delgada concluídos segunda-feira

Governo Regional canaliza apoios para população afectada pelo temporal

None

O presidente do Governo Regional deslocou-se este sábado, 26 de Dezembro, à Ponta Delgada para ver ‘in loco’ os trabalhos de recuperação iniciados ontem, ao final dia, naquela freguesia do Norte da ilha, na sequência da forte precipitação registada no dia de Natal.

No local, Miguel Albuquerque indicou que os trabalhos iniciados já ontem visam no imediato "desbloquear estradas, consolidar áreas com risco de derrocada, por forma a garantir a circulação de bem e pessoas em segurança, finalizar o levantamento aos danos e canalizar já na próxima semana apoios".

O líder do Governo adiantou ainda que os trabalhos de limpeza deverão estar concluídos na "segunda ou terça-feira".

"Já iniciámos as limpezas e queremos ter tudo pronto na próxima segunda-feira. Estamos a trabalhar à noite e durante o dia (...) vamos abastecer a água, vamos repor a electricidade, vamos resolver tudo; vamos limpar, vamos arranjar e segunda ou terça-feira está tudo resolvido".

A visita presidencial ocorre cerca de 24 horas após o pedido de ajuda lançado pelo autarca Miguel Freitas e depois de estarem praticamente desobstruídos os acessos às freguesias de Ponta Delgada e de Boaventura.

A tempestade do dia de Natal levou a que 27 pessoas fossem retiradas de suas casas por motivos de segurança, sendo 20 de Ponta Delgada e sete de Boaventura, encontrando-se temporariamente alojadas em residências de familiares e amigos.

Miguel Albuquerque considerou que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) deve ter uma "explicação científica" para o fenómeno e também uma justificação para o facto de estar em vigor um aviso amarelo para precipitação no dia de Natal, quando a mesma atingiu níveis de aviso vermelho.

O chefe do executivo disse, por outro lado, que a região autónoma tem "capacidade para proceder às limpezas", respondendo, deste modo, ao Ministério da Administração Interna (MAI), que disponibilizou apoio na área da proteção civil ao Governo regional devido aos estragos provocados pelo temporal.

"Possivelmente, vão ser precisos apoios financeiros, para o arranjo de estradas e consolidação de áreas de derroca", indicou.

Embora não seja ainda possível traçar um balanço final dos estragos, são visíveis danos em várias habitações e infra-estruturas públicas, nomeadamente na estrada de acesso às Lombadas, na zona alta da freguesia, e no cemitério de Ponta Delgada, que ficou totalmente alagado, bem como o campo de futebol de Boaventura.

Fechar Menu