Madeira

Hospital Particular da Madeira confirma dois novos casos de legionella

Luís Freitas, director clínico daquela unidade confirma à Antena 1 Madeira que estes doentes não terão ligação ao caso do Porto Moniz

Foto Arquivo/Aspress
Foto Arquivo/Aspress

A Madeira terá dois novos casos de legionella, confirmados esta tarde pelo director clínico do Hospital Particular da Madeira, Luís Freitas, detectados naquela unidade de saúde no Funchal. Isto depois de há cerca de oito dias ter sido confirmado um caso numa unidade hoteleira no Porto Moniz.

Segundo o médico responsável pelo HPM, em declarações à rádio pública, os dois pacientes estão internados com pneumonia causada pela bactéria da legionella, aparentando serem "casos isolados, sem relação um com o outro", acrescentando serem "casos completamente díspares e que surgem no contexto de pessoas que recorrem à nossa Urgência, por sintomatologia sugestiva de uma infecção respiratória e que no decurso da investigação se apura que são mesmo pneumonia da legionella", explicou.

Os dois doentes são madeirenses e, segundo o clínico, "não têm relação aparente ou pelo menos com unidades hoteleiras, com férias, com contactos prévios com outros casos eventualmente de legionella", adiantou.

Caso de 'legionella' fecha estabelecimento hoteleiro no Porto Moniz

Um caso de doença dos Legionários levou ao encerramento de um estabelecimento hoteleiro (Hotel Euromoniz) no concelho do Porto Moniz, informou hoje o Gabinete do Secretário Regional de Saúde e Proteçcão Civil.

Quanto a tratamentos, Luís Freitas garante que o Hospital Particular da Madeira garante os cuidados intensivos 24 horas por dia, com um intensivista e se for necessário ventilar há meios para tal. "São casos isolados e não é para alarmar as pessoas, que têm de recorrer às urgências em segurança", advertiu. "Este tipo de pneumonia não se transmite tão facilmente, mas em contextos favoráveis pode acontecer".

Refira-se que esta bactéria é "transmitida pela inalação de gotículas de água quente", "vive no meio aquático e pode provocar um tipo de pneumonia, a Doença dos Legionários", segundo se pode ler nas recomendações mais frequentes.

"A bactéria Legionella está presente no meio aquático, por exemplo, em sistemas de água domésticos, jacuzzis e piscinas, ou, na natureza, em rios e lagos. O seu contágio ocorre, não de pessoa para pessoa, mas pela inalação de gotículas de água quente suspensas no ar. Este microrganismo é o responsável pela Doença dos Legionários, um tipo de pneumonia. Os seus sintomas surgem normalmente cinco a seis dias após a aspiração das bactérias e vão da dor de cabeça à diarreia e vómitos", acrescenta uma nota dos hospitais CUF.

Fechar Menu