Coronavírus Madeira

Visitas em dois hospitais da Madeira suspensas por 10 dias

'João de Almada' e 'Marmeleiros' vão ser testados

None

Foi através de um comunicado que o Serviço Regional de Saúde (SESARAM) deu conta, esta tarde, da suspensão, a partir desta sexta-feira, e pelo período de 10 dias, da suspensão das visitas no Hospital dos Marmeleiros e no Hospital João de Almada, "decorrente da necessidade de rastreio aos profissionais e utentes destas duas unidades". 

Novidade é, também, o teste feito aos familiares de referência.

Na mesma nota, podemos ler que “no decorrer desta suspensão serão assegurados os contactos com os familiares dos utentes pelas equipas médicas e de enfermagem. Poderá ser ainda usada a Linha do Idoso (969 320 822) para obter informações, no caso do Hospital dos Marmeleiros”. No caso do Hospital Dr. João de Almada, o telefone a ter em conta é o 291 780 300.

Visitas só após 6.º dia e com teste

A partir de 14 de Dezembro, sofre, também, alteração as regras aplicadas às visitas aos doentes internados no Hospital Dr. Nélio Mendonça. Aqui, “só é permitida a visita diária do familiar de referência aos doentes internados por um período superior a 6 dias, ficando interditas visitas até ao 6º dia, inclusive.

São exepções a estas medidas os seguintes serviços:

  • Serviço de Medicina Intensiva
  • UTIC, UCICT
  • Unidade AVC
  • Unidade de Neutropénias
  • Unidades de Cuidados Intermédios
  • Unidade de Cuidados Paliativos
  • UCINP
  • Pediatria
  • Serviço de obstetrícia (Grávidas, Sala de partos, Puérperas)
  • E doentes em cuidados de fim de vida.

“Nestes Serviços ou Unidades serão aplicadas normas específicas propostas pelos Directores de Serviço/Enf. Gestores e validadas pelas Direcções Técnicas”.

Além disso, "os doentes em internamento de longa duração/ alta clínica e ainda internamentos integrados na REDE (São Vicente, Calheta, Santana, Santo António, Hospital João de Almada) passarão a ter apenas 1 (uma) visita semanal do familiar de referência, com marcação prévia, em articulação com a equipa de enfermagem ou equipa responsável na unidade".

Todos os familiares de referência, para visita aos doentes agudos, terão de realizar teste SARS-CoV-2 ao 6º dia de internamento do utente/antes da primeira visita, repetindo semanalmente enquanto durar o internamento.

Para a realização do teste, o familiar de referência, após identificação feira pela equipa de enfermagem, será encaminhado pelo apoio administrativo do Serviço, que procederá à marcação do teste do familiar. 

Fechar Menu