Madeira

Iluminações natalícias no Funchal destacam-se pela "criatividade e inovação"

None

As iluminações natalícias na cidade do Funchal destacam-se, este ano, pela "criatividade e inovação" e pelo recurso às novas tecnologias, indica a Secretaria Regional do Turismo e Cultura, sublinhando que mantêm o "cariz tradicional".

"Quisemos que o projeto tivesse presente a temática festiva, recorrendo a uma lógica conceptual coerente e transversal a todo o trabalho que privilegiou a criatividade, a qualidade dos materiais, a adequação de cores, o preenchimento dos espaços, criando um efeito impactante e dinâmico durante a noite", refere o secretário regional, Eduardo Jesus, em comunicado.

Um túnel de luz no cais da cidade, uma bola de Natal gigante numa das avenidas marginais, dois arcos iluminados que permitem fotografias de realidade aumentada no Largo do Chafariz e uma rua onde o público pode mudar a cor das luzes são as novidades que mais se destacam.

"Pretendeu-se que fossem apresentados trabalhos com 'design' criativo, pautados pela aplicação de soluções inovadoras, nomeadamente tecnologias que privilegiem a interação humana, realidade virtual, 'photspots' entre outras, e equipamentos eficientes no que respeita ao consumo energético", refere Eduardo Jesus.

O governante sublinha que a introdução de tecnologias "inovadoras e sustentáveis" garantem um "efeito surpresa" e uma "interligação perfeita" entre o moderno e o tradicional.

No cais, o túnel de luz proporciona um espetáculo de "elevado impacto visual" e transformou-se na grande atração das iluminações na capital madeirense, ao passo que a bola de Natal gigante na Avenida Sá Carneiro não deixa ninguém indiferente face ao jogo das luzes em sincronia com a música.

Na Rua do Estanco Velho, destacam-se as estrelas natalícias com controlador que permite ao público mudar a sua cor e na Rua Câmara Pestana é proporcionado um espetáculo sincronizado de luz e música.

No Largo do Chafariz, debaixo de um teto constituído por pendões de luz, existem dois arcos iluminados que possibilitam fotografias de realidade aumentada através de uma aplicação, com figuras como o Pai Natal e renas.

As iluminações natalícias no Funchal, que foram ligadas a 01 de dezembro e vão manter-se até 11 de janeiro de 2021, resultam de um concurso público de conceção por dois anos para as Festas de Natal, Fim do Ano e Carnaval, no valor de três milhões de euros.

O projeto está a cargo de duas empresas: a LuxStar e a TC Luz & Eventos.

Fechar Menu