Madeira

CINM "apresenta algum crescimento" mesmo com a pandemia

Paulo Prada, presidente do Conselho de Administração da SDM, concessionária do centro Internacional de Negócios, vê como positiva a prorrogação de admissão de novas empresas até final de 2021

Foto Aspress/Arquivo
Foto Aspress/Arquivo

"Do ponto de vista da SDM, a efectivar-se a decisão, a prorrogação de admissão de novas empresas no Regime IV do Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM) até ao final de 2021 é, naturalmente, uma notícia obviamente positiva". Assim reage o presidente da Comissão Executiva do CINM e presidente do Conselho de Administração da Sociedade de Desenvolvimento da Madeira, concessionária desse veículo de investimento na Região e que em ano 'pandémico', conseguiu continuar a crescer em número de empresas registadas.

De acordo com Paulo Prada, reagindo à notícia desta manhã, sobre "o impacto desta decisão, antevemos que seja bem-recebida pelo mercado e pelos operadores, desde logo porque era o resultado esperado assim que Bruxelas autorizou, em Julho deste ano, a prorrogação de ajudas de Estado para efeitos de retoma das economias da União Europeia. E em particular, sem condições, o regime do Centro Internacional de Negócios".

Lisboa prolonga regime da Zona Franca

O Governo pretende prolongar por um ano, até dezembro de 2021, o regime da Zona Franca da Madeira e vai aproveitar a iniciativa legislativa desta prorrogação para introduzir alterações à lei que clarifiquem o regime e evitem utilizações abusivas.

Por outro lado, "quanto à clarificação dos critérios relativos à criação de postos de trabalho nas empresas do CINM, não nos opomos, por princípio, na condição que a mesma só poderá ser aplicado para o futuro, sem quaisquer efeitos retroactivos", adverte.

Já sobre o futuro, "gostaríamos, de todo o modo, que o CINM pudesse continuar a apresentar vantagens competitivas para ser escolhida pelos operadores para podermos continuar a crescer de forma sustentada", salienta o gestor.

Paulo Prada lembra que "ainda faltam 20 dias de Dezembro onde normalmente ocorre número relevante de entradas e saídas de empresas, que convém notar", mas esperam "terminar 2020, comparativamente a 2019, com o mesmo número de entidades licenciadas na Zona Franca Industrial, com crescimento ligeiro nas entidades licenciadas nos Serviços Internacionais e com aumento de porventura um pouco mais de 5% de navios registados no MAR".

Isto apesar do Covid-19 que "afectou profundamente a economia mundial, sobretudo em áreas que impactam directamente com o nosso negócio, como os transportes marítimos", e embora "não termos desenvolvido qualquer ação de marketing, presencial, após Março deste ano", uma vez que "anulámos mais de 10 ações promocionais em outros tantos países", frisou.

E conclui: "É certamente gratificante percepcionar que o CINM, mesmo em ano pandémico, apresenta algum crescimento quando na Madeira a generalidade das actividades económicas têm quebras de performance e, particularmente no mais relevante sector, o do turismo, são acentuadas."

Refira-se que o presidente do Governo Regional da Madeira disse hoje que a compra da parte privada da SDM pelo Governo Regional deverá ser fechada até final do ano, acreditando que com isso acabem as "polémicas absurdas" sobre a gestão do CINM.

Albuquerque “de pá atrás” em relação à renegociação do CINM

O presidente do Governo Regional confirma ter recebido, hoje, a carta do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais que confirma a intenção, do Governo da República em prorrogar os benefícios fiscais do Centro Internacional de Negócios da Madeira até ao final de 2021.

Fechar Menu