Madeira

Derrocada fecha estrada na Ponta do Sol

Célia Pessegueiro lamenta que não exista qualquer apoio por parte do Governo Regional para a manutenção deste troço muito procurado por quem nos visita

None
Foto Gil Silva

Uma derrocada junto à famosa queda de água na Estrada Regional 101, no concelho da Ponta do Sol, motivou o encerramento deste caminho muito percorrido, quer por visitantes e residentes, quer pelos próprios proprietários de terrenos agrícolas.

As pedras, que se desprenderam na madrugada de terça para quarta-feira nesta que é também conhecida como a Estrada dos Anjos, motivaram o seu encerramento por parte da Câmara Municipal da Ponta do Sol, isto porque a autarquia é responsável pela preservação do troço desde 2013, quando o Governo Regional passou o 'testemunho' da responsabilidade da manutenção destas vias aos municípios.

Ora, contactada pelo DIÁRIO, a presidente da câmara ponta-solense, Célia Pessegueiro, explicou que logo pela manhã de quarta-feira tomou conhecimento da derrocada, mesmo junto à cascata, “o que infelizmente é muito habitual nesta altura do ano, sobretudo depois das chuvas”.

“Felizmente”, gracejou, este género de situação “tem ocorrido sempre durante a noite, não atingindo ninguém, nem causado quaisquer danos materiais”.

É muito comum naquela estrada ocorrer este tipo de situação, dado que estamos perante uma escarpa muito alta que não é de rocha maciça. É constituída por pedra muito arenosa, com muitas fissuras, que volta e meia provocam estes desprendimentos. Por esse motivo já pedimos a intervenção do Governo Regional com intuito de obtermos uma solução para aquele local e trabalharmos em conjunto nesse sentido.  Célia Pessegueiro, presidente da Câmara Municipal da Ponta do Sol

Mini promove 'máquina' fotografada na Ponta do Sol

Cooper S R53, versão John Cooper Works (JCW), foi retratado na mítica cascata da Estrada dos Anjos, na Ponta do Sol

A edil garante que já “por diversas vezes” lembrou a existência deste problema e da emergência de uma solução junto do Governo Regional. “A verdade é que a estrada ainda continua oficialmente encerrada desde o final de 2016, salvo erro, exactamente por causa das derrocadas, e até agora nunca houve as condições de segurança certas para repor a normalidade de funcionamento”, avisa.

Para além disso, é preciso salientar, no entender de Célia Pessegueiro, que “esta é uma estrada que também dá acesso a terrenos agrícolas, o que faz com que as pessoas arrisquem” mesmo depois de a autarquia alertar “várias vezes para esse perigo”. 

No fundo entregaram-nos um problema sem recebermos qualquer contrapartida financeira, coisa que para nós, Município da Ponta do Sol, é impossível de sustentar. Nós nunca poderíamos assumir este encargo sem ter pelo menos alguma contrapartida financeira que nos permitisse manter a estrada em condições. Neste momento a nossa insistência vem nesse sentido, a de o Governo Regional arranjar uma solução aprovada pelas entidades competentes para que se consiga repor algumas condições mínimas de segurança.  Célia Pessegueiro, presidente da Câmara Municipal da Ponta do Sol
Fechar Menu