Madeira

Rui Barreto precisa que as contas às dormidas são mensais

Secretário regional reage ao 'fact check' digital de hoje

None

O secretário regional da Economia, Rui Barreto, já reagiu o ‘fact check’ digital desta tarde. Ao DIÁRIO, admite que não foi preciso na entrevista que deu à RTP-M, mas refere que quando abordou as contas turísticas na Madeira no que às dormidas diz respeito fê-lo “em termos mensais”. Por isso, entende que as contas estão certas.

Rui Barreto erra nas contas turísticas

Secretário regional da Economia revelou números na entrevista à RTP que pecam por defeito

Ricardo Miguel Oliveira , 17 Novembro 2020 - 14:28

Em rigor, em 2019, com 8,1 milhões de dormidas na Região, a média mensal foi de 676 mil dormidas.

Assim, sublinha que as “600 ou quase 700 mil dormidas” são médias mensais, com base nas quais estimou que os restaurantes possam estar a perder mensalmente 15 milhões de euros, já que a média diária de 19,50 euros gastos na restauração foi apontada na última conta satélite disponível. Ou seja, pelas suas contas, estima que os restaurantes da Região poderão ver subtraídos 180 milhões de euros por ano.

Quanto à data da última conta satélite, assume que de facto é de 2015 e não de 2016 como referiu, aspecto que julga não ser relevante e que lamenta tenha sido motivo para abordagem, que classificou de “encomenda”.

Sobre a mesma frase da entrevista em que só agora assume ter falado de valores mensais, o governante refere que a Região teve um trimestre com hotéis encerrados, o que gerou uma contracção de 6,5% do PIB. Admite que a Madeira nunca teve os 100% de hotéis encerrados e que houve sempre turistas na Região e que em rigor o valor da contracção é próximo do que tem sido avançada pelo seu colega do Turismo.

Fechar Menu