Coronavírus Mundo

Turquia ultrapassa as 10.000 mortes

Foto EPA
Foto EPA

Já o número de casos aumentou 62% numa semana em Istambul, de acordo com o ministro.

A Turquia ultrapassou a marca das 10.000 mortes relacionadas com o novo coronavírus, depois de 77 novas vítimas mortais terem sido hoje anunciadas pelo ministro da Saúde.

A epidemia causou um total de 10.027 mortes entre os 368.513 casos registados na Turquia, de acordo com o último relatório divulgado pelo ministro da Saúde, Fahrettin Koca.

O número de contágios tem vindo a aumentar há várias semanas na Turquia, particularmente em Istambul, o centro económico e cultural do país.

"O epicentro do vírus está em Istambul", anunciou Fahrettin Koca, acrescentando que "quatro em cada dez pessoas que testam positivo" em todo o país estão nesta cidade.

O número de casos aumentou 62% numa semana em Istambul, de acordo com o ministro.

"Se a pandemia não for dominada em Istambul, estará fora de controlo", acrescentou o governante.

Apesar do quadro alarmante, o ministro não anunciou quaisquer medidas específicas, para além de apelar aos cidadãos para reduzirem "os seus movimentos e contactos" em um terço e encorajar os empregadores a recorrer ao teletrabalho.

Mas Koca acrescentou estar a ser considerada uma nova restrição no horário para tocar música em cafés e restaurantes. A programação musical está proibida nestes locais após a meia-noite desde 08 de setembro.

Para permitir a recuperação da economia, a Turquia tinha levantado em junho a maioria das medidas tomadas para conter a propagação do vírus.

Em setembro, o número de infeções diárias começou a aumentar, com cerca de 1.500 novos casos por dia.

Numa tentativa de travar o aumento, as autoridades turcas tornaram obrigatório em 08 de setembro o uso de máscaras em público em todo o país.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 44 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Fechar Menu