Mundo

Governo moçambicano aprova nova Lei da Comunicação Social

None

O Governo moçambicano aprovou hoje a Lei da Comunicação Social, um instrumento que introduz a obrigatoriedade da carteira profissional e define novos princípios e normas aplicáveis ao exercício, anunciou hoje o porta-voz do Conselho de Ministros.

"A proposta de lei define os princípios e normas aplicáveis ao exercício da comunicação social, estabelecendo os direitos e deveres dos seus profissionais", declarou Filimão Suazi, falando à comunicação social momentos após a 39.ª sessão ordinária do Conselho de Ministros, na Presidência da República, em Maputo.

Segundo o porta-voz do Governo moçambicano, o novo instrumento, designado Lei da Comunicação Social, vai revogar a Lei de Imprensa-18/91, definindo um quadro jurídico que responda à nova realidade, além de introduzir a obrigatoriedade da carteira profissional.

"A Lei de Imprensa foi aprovada num outro contexto [em 1991] e hoje nós temos novas formas de fazer a imprensa. Era necessário atualizar a legislação", declarou Filimão Suazi, sem avançar mais detalhes sobre as inovações da nova lei.

Na sessão de hoje, além de aprovar a Lei da Comunicação Social, o Governo moçambicano aprovou também a Lei da Radiodifusão.

"A proposta de Lei estabelece as bases e o regime jurídico para o acesso e o exercício da atividade de radiodifusão, aplicável aos operadores e provedores de serviços de rádio e televisão públicos e privados licenciados e os estrangeiros autorizados a operar no país", afirmou Filimão Suazi.

Os instrumentos jurídicos hoje aprovados deverão ser enviados à Assembleia da República.

Fechar Menu