Madeira

"As ilhas enfrentam particularidades e desafios específicos" face à covid-19

Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, participou na terça-feira na reunião Plenária da Comissão das Ilhas

None

O presidente do Governo Regional interveio, por videoconferência, ontem, na reunião Plenária da Comissão das Ilhas, uma das seis que integram a CRPM – Conferências das Regiões Marítimas Periféricas da Europa, de cujo Bureau Politico Miguel Albuquerque é Vice-Presidente.

Com o impacto social e económico da pandemia em discussão, Miguel Albuquerque elencou esforços encetados pela Região, abordou desafios particulares das ilhas e congratulou-se com a perspectiva de elaboração pela Comissão das Ilhas de propostas em torno dos transportes e mobilidade a apresentar à UE

No contexto do debate dos Impactos económicos e sociais da pandemia de COVID-19, tema da mesa-redonda, que juntou diversos políticos, com responsabilidades legislativas ou governativas em ilhas da União Europeia –da Estónia, Chipre, Grécia, Itália, Malta, Espanha, Suécia e Reino Unido de entre outras proveniências – o Chefe do Governo fez uma apresentação das medidas tomadas pela Madeira e pelo seu Executivo para salvaguardar a saúde e o bem-estar dos cidadãos.

Descreveu igualmente os fortes impactos que esta pandemia está a ter na economia, no emprego e na sociedade.

E deu conta das opções de apoio que têm vindo a ser desenhadas pela Região, bem como futuras respostas que se perspectivam, face ao novo momento que atravessamos, com a retoma de ligações aéreas.

“Como territórios distantes dos centros continentais, as ilhas enfrentam particularidades e desafios específicos na resposta a esta pandemia e têm as suas economias fortemente impactadas pela estagnação generalizada da actividade e pela ausência de confiança, nomeadamente para viajar”, indicou o líder do Executivo, destacando, de forma muito particular a urgência das ilhas de reganhar a confiança dos cidadãos para viajarem.

Reiterou igualmente a  necessidade absoluta de serem garantidos testes à partida, sendo esta, uma forma de promover junto das famílias a tão necessária confiança nas suas deslocações de avião.

Estes são, conforme indicou Miguel Albuquerque, aspectos determinantes para a recuperação de sectores como o turismo e actividades conexas a este e que impactam de forma extrema as ilhas.

O presidente do Governo abordou, como referido, diversos aspectos relacionados com a resposta da saúde nas ilhas e a urgência de reforçar capacidades, para o que se espera uma visão europeia desta necessidade, em particular nos territórios insulares.

Referir, por último, a forte concordância do governante com a perspectiva de desenvolvimento de um pacote de propostas em torno dos transportes e mobilidade, a ser preparado pela Comissão das Ilhas, e a ser apresentado à União Europeia, a fim de ser tido em linha de conta na acção comunitária futura.

A Conferência das Regiões Marítimas Periféricas da Europa (CRPM) reúne mais de 150 regiões de 24 Estados da União Europeia e não só, o que corresponde a um universo de mais de 200 milhões de cidadãos europeus, tendo por objetivo atuar a favor de um desenvolvimento mais equilibrado do território europeu.

'Think tank' e um 'lobby' para as Regiões

E, nesse sentido, orienta a sua acção para a defesa dos interesses das regiões, junto das instituições europeias e os Estados-Membros, no que concerne a políticas com forte impacto territorial, designadamente acessibilidades, coesão social, económica e territorial, nas políticas marítimas e no crescimento azul.  

De recordar que o Bureau Político da Comissão das Ilhas reúne-se duas vezes por ano, sendo que, a presidência do organismo é actualmente desempenhada por Gilles Simeoni, presidente do Conselho Executivo da Córsega, França.

Os seus membros representam vinte e uma autoridades regionais europeias insulares de 11 países, localizadas nos oceanos Mediterrâneo, Mar do Norte, Mar Báltico, Atlântico, Índico e Pacífico.

A população total dessas regiões é de cerca de 15 milhões.

Fechar Menu