Madeira

Programas de emprego passam a estar disponíveis numa plataforma digital

None

A secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais apresentou, esta manhã o projecto de Gestão Integrada de Programas de Emprego, uma plataforma digital que permitirá aceder a todo o processo de candidaturas e ofertas de emprego do Instituto de Emprego da Madeira.

“Este projecto baseia-se em tecnologias de informação porque, numa era digital, não fazia sentido, numa área tão importante par aa nossa população, continuar a trabalhar com ferramentas informáticas, literalmente, do século passado”, afirmou Rita Andrade.

A plataforma digital foi desenhada por uma empresa madeirense e o projecto de integração de todos os procedimentos do Instituto de Emprego levou cerca de três anos a ser concluído.

“Foi desenhado um grande projecto, com orçamento acima dos 800 mil euros que envolve todos os serviços do Instituto de Emprego e toda a gestão dos programas. Os utentes podem ter um acesso on-line em que podem consultar o seu processo, podem actualizar documentação e as entidades que concorrem a programas de emprego podem acompanhar o processo”, explica a secretária regional.

Dos mais de 800 mil euros investidos, 120 mil são do Governo Regional e o restante do FEDER.

Rita Andrade garante que esta evolução dos serviços não excluem ninguém. “Não se fique com ideia que o facto de não ter computador impedirá o atendimento”, garante

O primeiro registo terá de ser sempre presencial e depois, com passwords, o utente ou a empresa pode aceder a todo o processo e não ter de se deslocar aos serviços.