Mundo

Kim Jong Un supervisionou pessoalmente novo ensaio de mísseis norte-coreano

Foto Arquivo/KCNA/via REUTERS
Foto Arquivo/KCNA/via REUTERS

O líder norte-coreano, Kim Jong Un, supervisionou pessoalmente o último ensaio de mísseis da Coreia do Norte, que constituía o “tiro de ensaio de uma nova arma”, anunciou sábado a agência de notícias oficial do país, KCNA.

O Presidente “esteve no posto de observação e guiou o tiro de ensaio”, indicou a agência, acrescentando que Kim Jong Un manifestou “grande satisfação” com o resultado, indicou a agência France Press.

A KCNA não precisou qual a arma testada. De acordo com o Estado-Maior das Forças Armadas sul-coreanas, tratou-se de dois mísseis balísticos de curto alcance, disparados hoje de madrugada no nordeste do país e que voaram 400 quilómetros antes de caírem no mar do Japão.

Esta nova série de ensaios, a quinta em menos de duas semanas, ocorreu enquanto decorrem as manobras militares anuais américo-sul-coreanas. Esses exercícios militares conjuntos são considerados pela Coreia do Norte como uma preparação para uma eventual invasão do seu território e como um obstáculo à retoma das discussões com os Estados Unidos relativas à desnuclearização.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, revelou hoje ter recebido uma “carta” de Kim Jong Un em que o líder norte-coreano terá “explicado muito gentilmente” que queria que ambos se voltassem a encontrar para “começar a negociar, logo que as manobras militares comuns dos Estados Unidos e a Coreia do Sul terminassem”.

“É uma carta longa que contém principalmente queixas quanto a estes exercícios caros e ridículos”, de acordo com Donald Trump, que não é a primeira vez que critica, de forma quase concertada com o dirigente do país inimigo dos Estados Unidos, as manobras militares conjuntas entre as suas forças armadas norte-americanas e as forças aliadas sul-coreanas.

Kim Jong Un garantiu igualmente que “estes ensaios terminarão quando os exercícios militares acabarem”, acrescentou o Presidente norte-americano através da rede social Twitter.