Mundo

Mau tempo inesperado no norte de Espanha faz pelo menos um morto

Foto EPA/Jesus Diges
Foto EPA/Jesus Diges

O mau tempo que atingiu o norte de Espanha a partir da tarde de segunda-feira, com chuvas fortes inesperadas, causou a morte de pelo menos uma pessoa arrastada dentro do carro pelas águas de um rio que transbordou.

As autoridades da região de Navarra anunciaram esta manhã que os bombeiros encontraram na madrugada de hoje em Ezprogui (Navarra) o corpo do motorista, cujo carro tinha sido arrastado nas inundações.

A presidente em exercício da comunidade autónoma, Uxue Barkos, acompanhada por vários membros do executivo regional, vai reunir-se esta manhã em Tafalla (Navarra) com os presidentes de câmara das cidades mais afetadas.

As chuvas de segunda-feira à noite, por vezes acompanhadas de granizo, levaram ao fecho de estradas ao trânsito e a cortes de energia em várias partes de Espanha, tendo a cidade de Tafalla sido uma das mais afetadas com o transbordamento de dois rios locais.

O acesso à cidade de 10.000 habitantes só foi possível na madrugada de hoje, segundo as autoridades da região de Navarra, que também informaram que uma linha ferroviária importante tinha sido interrompida.

A assembleia municipal de Tavalla, reunida esta manhã em sessão extraordinária, decidiu solicitar ao Governo a declaração de zona de catástrofe, devido à quantidade de estragos causados.

Nos arredores da capital da região, Pamplona, uma tourada que fazia parte do programa do famoso festival de São Firmino teve de ser suspensa por causa da chuva.

A agência de meteorologia nacional (AEMET) alerta que está previsto que hoje caia mais chuva.