Mundo

Quase 20 mil pessoas detidas em centros de prisão preventiva no 1.º semestre na Venezuela

None

Quase 20 mil pessoas foram detidas no primeiro semestre na Venezuela e colocadas em centros de prisão preventiva, cuja capacidade é de 3.734 detidos, informou hoje a ONG Janela à Liberdade (JAL).

Os dados foram anunciados pela porta-voz daquela organização não-governamental (ONG), Magaly Huggins, durante uma conferência de imprensa sobre os Direitos Humanos, em Caracas.

Segundo a ONG, no primeiro semestre foram detidas naquelas circunstâncias 19.082 pessoas.

“A Venezuela é um país em alerta. No (primeiro) semestre o contexto foram os protestos políticos que tiveram uma resposta imediata do Governo, que foi violência e repressão. A sobrelotação nos centros aumentou porque os detidos nos protestos públicos eram levados de imediato” para estes espaços, afirmou Magaly Huggins.

A JAL esclareceu que os centros de prisão preventiva são espaços que não têm áreas especiais para mulheres, algumas das quais estão grávidas.

“A iniciativa do pessoal (prisional) é que se separem as mulheres dos homens dentro dos calabouços policiais”, referiu.

Já Carlos Nieto, coordenador da Janela à Liberdade precisou que no primeiro semestre de 2019 morreram 119 pessoas destes centros e outras 30 na prisão de Acarígua, onde são levados os condenados.

Apesar de a legislação venezuelana prever que a permanência dos detidos nos centros não possa exceder as 48 horas (período em que devem ser apresentados perante um juiz), existem presos que estão há sete anos naqueles recintos.

“Falamos de presos, muitos deles, de alta perigosidade, envolvidos em homicídios, sequestros ou roubos (alguns dos quais) fogem e voltam às ruas, provavelmente para atentar outra vez contra os cidadãos”, esclareceu Carlos Nieto.

Segundo este dirigente, alguns presos estão “a morrer de doenças como a tuberculose, e de fome” porque não existe orçamento para estes centros de prisão preventiva.

“Dependem dos familiares, mas muitos presos não têm familiares”, frisou ainda o responsável da ONG.