Mundo

Vários feridos em ataque com arma branca em casa de rabino perto de Nova Iorque

Fotos Reuters Ver Galeria
Fotos Reuters

Um ataque com uma arma branca numa residência de um rabino em Monsey, perto de Nova Iorque, nos Estados Unidos, resultou este sábado à noite em vários feridos, segundo uma associação judaica.

O incidente aconteceu pouco antes das 22:00 de sábado (03:00 de hoje em Lisboa) numa localidade que fica a cerca de 50 quilómetros da cidade de Nova Iorque.

O Conselho de Assuntos Públicos Judaicos Ortodoxos (OJPAC, na sigla em inglês) publicou na rede social Twitter que foi alertado para um ataque com recurso a uma arma branca e que as cinco pessoas, todas judias, foram transportadas para hospitais locais.

Em duas das publicações, o OJPAC indicou que uma das vítimas foi “esfaqueada pelo menos seis vezes”, que duas delas se encontram em estado crítico e que o suspeito do crime tinha a cara coberta por um lenço e fugiu do local num carro.

O caso em Monsey ocorre na sequência de ataques aparentemente anti-semitas reportados em todo o estado de Nova Iorque durante a festa judaica do Hanucá. Sábado foi a sétima noite do Hanucá.

Só na cidade de Nova Iorque, a polícia recebeu pelo menos seis denúncias esta semana - e oito desde 13 de dezembro - de ataques possivelmente provocados por sentimentos antijudaicos.