Mundo

Astrónomos identificam vestígios de água extraterrestre num cometa interestelar

O cometa 2I/Borisov.
O cometa 2I/Borisov.

Astrónomos identificaram pela primeira vez vestígios de água extraterrestre num cometa que chegou ao Sistema Solar proveniente do espaço interestelar, divulgou na quarta-feira a revista científica Nature.

O cometa “2I/Borisov”, que estará mais próximo do Sol em dezembro, foi detetado no Sistema Solar por especialistas depois do alerta, a 30 de agosto, de um astrónomo amador, Gennadiy Borisov, natural da Crimeia, para um objeto estranho no céu.

Em meados de outubro, a Nature divulgou a descoberta, adiantando que o cometa, proveniente de um sistema solar desconhecido dada a sua órbita, apresentava na cauda poeira de cor avermelhada. Além de poeira, os cometas são formados por gelo e, por isso, contêm água no seu núcleo.

A novidade no cometa “2I/Borisov” - o segundo objeto interestelar a ser detetado no Sistema Solar depois do asteroide “Oumuamua”, com a forma de um charuto, em 2017 - é que a identificação de sinais de água pode revelar-se um passo importante para compreender como a água “viaja” entre as estrelas.

Uma equipa de astrónomos liderada por Adam McKay, da agência espacial norte-americana NASA, detetou a assinatura de oxigénio no espetro de luz do cometa em 11 de outubro.

Apesar de os cometas poderem produzir oxigénio de diferentes formas, a equipa apresenta como explicação para a deteção da assinatura de oxigénio no “2I/Borisov”, um dos componentes da água, o facto de as moléculas de oxigénio se separarem das de hidrogénio, que entra também na composição química da água.