Madeira

Saiba o que consta da agenda desta sexta-feira, 25 de Outubro

None

Fórum Naval e exposição ‘Mar de Vida ou... Mar de Plástico?’

No âmbito das actividades de educação ambiental Bandeira Azul 2019, a Marina do Funchal e o Clube Naval do Funchal exibem, durante a manhã desta sexta-feira, a exposição ‘Mar de Vida ou... Mar de Plástico?’.

Os trabalhos foram criados pelos alunos do curso de Design da Universidade da Madeira que, em articulação com a Estação de Biologia Marinha do Funchal, colaboraram com um projecto de investigação sobre a poluição nos oceanos.

A exposição estará disponível para visita durante o Fórum Naval, um evento que decorrerá, a partir das 10 horas, na Quinta Calaça, a sede social do Clube Naval do Funchal (CNF), e que leva a debate a gestão das emoções no desporto e qualidade do mar da Madeira.

Campanha ‘Dê Uma Tampa à Indiferença’ entrega cadeira de rodas

No âmbito da campanha ‘Dê Uma Tampa à Indiferença’, o presidente da Associação de Deficientes da Madeira, Filipe Rebelo, entrega, pelas 11 horas, uma cadeira de rodas conseguida graças à recolha de cerca de uma tonelada de tampinhas feita pelos alunos e encarregados de educação da Escola da Nazaré.

Grupo Parlamentar do PS reúne-se com o SINTAP-Madeira

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista reúne-se com a secção regional do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (SINTAP), pelas 11h00, na sede do Sindicato.

Albuquerque visita EB1/PE do Santo da Serra

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, pelas 11h30, a Escola Básica de 1.º Ciclo com Pré-escolar do Santo da Serra (Machico), que beneficiou de obras de requalificação, agora concluídas, no valor de cerca de 200 mil euros.

Ambas as sessões destinam-se aos portadores de painéis fotovoltaicos para autoconsumo (que não efectuam venda de energia fotovoltaica para a rede eléctrica da EEM) e permitem ter acesso a informação mais detalhada e em tempo real no sentido de tornar possível uma utilização mais eficiente dos seus painéis fotovoltaicos.

A participação nas sessões é gratuita.

Inauguração da Exposição/Instalação Didascálica

O Centro de Promoção Cultural de São Vicente acolhe, pelas 18h30, a inauguração da Exposição/Instalação Didascálica – Foto Performance, de Margarida Menezes e Miguel Leitão Jardim.

Inauguração da exposição ‘Madeira: Final Século XIX’

FNAC Madeira recebe, pelas 19 horas, a inauguração da exposição ‘Madeira: Final Século XIX’ de Charles Frederick Raleigh Blandy, engenheiro naval, pintor e fotógrafo. As imagens foram recolhidas no espólio da família Blandy, no acervo do Prof. Roberto Joaquim e de uma doadora anónima. Esta é uma parceria com a Casa da Cultura de Santa Cruz – Quinta do Revoredo.

XII Corrida das Mulheres

Com intuito de angariar fundos para a prevenção e apoiar os doentes do cancro da mama, todos os anos, na terceira sexta-feira de Outubro, realiza-se a Corrida das Mulheres.

A prova solidária tem concentração às 18 horas, junto à Sé Catedral do Funchal e partida prevista às 19h30.

O valor das inscrições será entregue ao Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Cidade do empreendedor

O Madeira Tecnopolo recebe até ao próximo dia 27, a sexta edição da Cidade do Empreendedor, evento organizado pela Associação de Jovens Empreendedores Madeirenses (AJEM), em parceria com a Start Up Madeira.

A feira – composta por 115 stands e reúne 120 instituições – recebe hoje a visita do secretário regional de Educação, Jorge Carvalho, pelas 15 horas, e do presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Silva Gouveia, pelas 19 horas.

Música nos Museus: Concerto do Quinteto de sopros da OCM

Está marcado para esta sexta-feira, às 19 horas, o espectáculo musical do Quinteto de Sopros da Orquestra Clássica da Madeira (OCM), no Museu Henrique e Francisco Franco.

A iniciativa inserida no projecto ‘Música nos Museus’ e está a cargo do grupo de solistas composto por Ana Rita Oliveira na Flauta, Francisco Loreto no Clarinete, Peter Vig na Trompa, Daniel Cuchi no Oboé e Tatiana Martins no Fagote que irão interpretar temas de música clássica de J. Sebastian Bach, Eurico Carrapatoso, Claude Debussy e Jacques Ibert.

O concerto do Quinteto de Sopros da OCM realiza-se em colaboração com a Associação Notas e Sinfonias Atlânticas e será comentado pelo Clarinetista Francisco Loreto.

‘Harmonies of Dust and Space’ no 10.º Festival de Órgão da Madeira

‘Harmonies of Dust and Space’ é uma das inovações do programa do 10.º Festival de Órgão da Madeira, que amanhã (25 de Outubro) vai estar, na Igreja de São Martinho, no Funchal.

Esta apresentação junta órgão, música electrónica e expressão corporal. Uma junção inovadora, com início às 21h30. No órgão vai estar Eva Darracq, Carole Garriga na expressão corporal e Nathalie Aguer na electrónica.